Continua depois da publicidade
O Bayern de Munique confirmou neste domingo a contratação de Thiago Alcântara, do Barcelona. O meia espanhol, filho do ex-jogador brasileiro Mazinho, vai passar por exames médicos nesta semana antes de assinar contrato de quatro anos com o clube alemão, atual campeão europeu.
De acordo com o Bayern, a negociação foi fechada em 25 milhões de euros. Mas o Barcelona só deve receber 20 milhões de euros. O restante será saldado com um amistoso entre os dois times, em data a ser definida nos próximos quatro anos. Outra parte da negociação, que caberia ao próprio jogador, como pagamento de luvas, foi dispensada por Thiago Alcântara.
Thiago Alcântara, que se naturalizou espanhol e já defende a seleção da Espanha, foi contratado a pedido de Josep Guardiola, novo treinador do Bayern. O técnico já havia trabalhado com o meia no Barcelona. "Thiago Alcântara foi o grande desejo do nosso novo treinador Pep Guardiola", afirmou o presidente do clube de Munique, Karl-Heinz Rummenigge.
"Estamos satisfeitos por termos conseguido efetivar esta grande transferência. Thiago acaba de ser eleito o melhor jogador do Europeu Sub-21. Ele é um jogador fantástico, com grande perspectiva, que vai reforçar o Bayern", elogiou o dirigente alemão.
Continua depois da publicidade
Revelado pelo Barcelona, onde também joga seu irmão Rafinha, Thiago Alcântara era apontado como o sucessor de Xavi. Mas estava insatisfeito no clube espanhol por jogar pouco, ficando quase sempre na reserva. Assim, foi seduzido para trabalhar com Guardiola na Alemanha.
No Bayern, porém, Thiago Alcântara enfrentará ainda maior concorrência do que tinha no Barcelona. Em busca de uma vaga entre os titulares, o meia, que também atua como volante, brigará diretamente com os meias Toni Kroos, Franck Ribéry, Xherdan Shaqiri, Mario Gotze e Thomas Müller.
Continua depois da publicidade
Os volantes Schweinsteiger e Javi Martínez, titulares do Bayern, também poderão ser um obstáculo para Thiago Alcântara chegar ao time principal. Até o lateral e capitão Philipp Lahm poderá se tornar um concorrente, porque vem sendo testado por Guardiola no meio-de-campo.