PAULISTÃO 2023

'Tapetão': São Bento aciona FPF para rebaixar a Portuguesa

Clube do interior alega que Portuguesa não poderia mandar o jogo contra o Corinthians em Brasília, e pede rebaixamento da Lusa; entenda

Bruno Hoffmann e Leonardo Sandre

Publicado em 07/03/2023 às 19:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Partida entre Portuguesa e São Bento válida pelo Paulistão / Ronaldo Barreto/Agência Paulistão

Continua depois da publicidade

O Esporte Clube São Bento enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) para pedir a revisão da classificação do Campeonato Paulista. De acordo com o clube de Sorocaba, a Portuguesa descumpriu um artigo do regulamento ao mandar o jogo contra o Corinthians no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela oitava rodada, em 12 de fevereiro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O pedido tem a intenção de fazer com que a Lusa perca o ponto conquistado contra o Timão - o jogo terminou 0 a 0. Caso isso aconteça, a Portuguesa seria rebaixada no lugar do São Bento. De quebra, o Corinthians passaria São Paulo e Água Santa na tabela, e teria mais chances de jogar uma eventual semifinal na Neo Química Arena.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Palmeiras empata com Guarani e confirma melhor campanha do Paulistão

• Yuri Alberto marca duas vezes, e Corinthians vence o Santo André de virada

A outra equipe que caiu no campeonato neste ano foi a Ferroviária, de Araraquara.

A alegação da equipe do interior, de acordo com o portal “Globo Esporte”, se baseia no artigo 4º do anexo VI do regulamento geral de competições da FPF. O artigo trata dos estádios, infraestrutura e segurança das partidas e frisa que “no ano do acesso, o Clube deverá, obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede, sob pena de perda das partidas por W.O”.

Continua depois da publicidade

Em seus incisos, o próprio artigo frisa que “em caso fortuito ou força maior, a FPF poderá liberar a disputa das três primeiras partidas do clube como mandante em local diverso de sua sede” e que a partir do quarto jogo, o clube “deverá jogar, obrigatoriamente, no município de sua sede, sob pena de perda por W.O”.

A FPF ainda não se manifestou sobre o pedido do São Bento, "o que deve fazer em breve", segundo o clube.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software