Esportes

Sorteio do Paulistão define chaves e mantém Água Santa sob suspense

O limite de inscrições será de 28 atletas. No entanto, no Paulistão 2016, qualquer atleta poderá ser trocado mediante apresentação de laudo médico

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/11/2015 às 14:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em sorteio realizado na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta quinta-feira, os quatro grupos do Paulistão 2016 foram conhecidos após rápido sorteio. No entanto, a seleção prévia ainda deixou uma dúvida. No Grupo D da competição ainda há uma vaga em aberto, que caberá ou ao Água Santa, clube de Diadema que se profissionalizou em 2013, ou ao Mirassol, time que terminou a Série A2 na quinta posição. Veicula-se que principal empecilho à participação do Água Santa é o estádio, que não atinge a capacidade mínima de 10 mil torcedores.

O Conselho Técnico do campeonato, que reúne os dirigentes dos 20 clubes participantes para discutir as formas e normas de disputa, é quem deve deliberar quanto a participação ou não do Água Santa ainda nesta tarde. A reunião dos representantes, inclusive, precisou ser interrompida para a realização do sorteio dos grupos, e foi retomada logo após a definição das chaves. O encontro discute questões organizacionais do campeonato, como o número de equipes rebaixadas (seis ou quatro) e o número de atletas inscritos.

Assim como na edição de 2015, o limite de inscrições será de 28 atletas. No entanto, no Paulistão 2016, qualquer atleta poderá ser trocado mediante apresentação de laudo médico que comprove a impossibilidade da participação. Neste ano, apenas os três goleiros poderiam ser trocados em caso de problemas clínicos. A exemplo da última edição, o Paulistão de 2016 será disputado a partir de quatro grupos, cada um com cinco integrantes, que não se enfrentarão dentro da chave. Após os duelos alternados da primeira fase, as quartas de final e a semifinal serão disputadas em partidas únicas, com a decisão acontecendo em jogos de ida e volta.

Desta elite estadual de 20 clubes, três equipes que não estiverem engajadas em outras competições terão vaga assegurada na disputa da Copa do Brasil de 2016, e outras duas equipes participarão da Série D do Campeonato Brasileiro como parte do calendário anual. Como nas últimas edições, os quatro grandes paulistas são os cabeças de cada chave e só podem duelar entre si nas fases eliminatórias da competição.

Das equipes que conseguiram o acesso à edição de 2016, Oeste, Novorizontino e Ferroviária garantiram lugar. O que resta é a dúvida com relação à participação do Água Santa, que está sendo avaliada no Conselho Técnico. Partindo dos classificados, o confronto entre Corinthians e Novorizontino, que foi semifinal em 1990, poderá ser reeditado, assim como o duelo de Palmeiras e Mirassol, caso o time do interior paulista fique com a vaga da equipe de Diadema (SP).

Outra mudança que chama atenção no novo regulamento do Paulista é a inclusão de uma cláusula técnica para a troca de técnicos. As equipes participantes não poderão trocar de técnico entre si. Por exemplo, a saída de Doriva da Ponte Preta para o São Paulo, consumada há um mês, não poderia acontecer casa o Estadual estivesse em disputa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Finalistas em 2015, Santos e Palmeiras farão parte do Grupo A e B respectivamente (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Confira os quatro grupos do Paulistão 2016:

Grupo A


Santos
Botafogo-SP
São Bento
Linense
Oeste

Grupo B

Palmeiras
Ponte Preta
Ituano
São Bernardo
Novorizontino

Grupo C

São Paulo
XV de Piracicaba
Grêmio Osasco Audax
Capivariano
Ferroviária

Grupo D

Corinthians
Red Bull Brasil
Mogi Mirim
Rio Claro
Acesso 4 * (Água Santa ou Mirassol)

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software