X

Esportes

Sindicato diz que técnico alertou sobre risco antes de acidente fatal

Segundo o presidente, Antonio de Sousa Ramalho, um técnico de segurança alertou às 8h sobre os riscos da operação na qual acabou desabando uma grande estrutura metálica, perto das 13h

Publicado em 28/11/2013 às 14:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho, apareceu na quinta-feira na frente do estádio do Corinthians, onde um acidente matou dois operários na última quarta. Segundo ele, um técnico de segurança alertou às 8h sobre os riscos da operação na qual acabou desabando uma grande estrutura metálica, perto das 13h.

“O técnico havia detectado o risco na base de sustentação e avisou o engenheiro de segurança. O engenheiro de segurança comunicou o engenheiro de produção, que falou: ‘Isso não é questão de segurança do trabalho. É engenharia civil, faço obra há 30 anos, sei que segura’. Não segurou”, afirmou Ramalho.

O sindicalista disse ter tomado conhecimento desse suposto diálogo já na noite de quarta. Foi o próprio técnico que teria entrado em contato com ele, pedindo a garantia de seu emprego. Caso essa garantia não se concretize, o sindicato promete promover uma greve e parar a obra.

Ramalho preservou a identidade do técnico e não soube dizer o nome do engenheiro civil que teria assumido a responsabilidade de erguer a estrutura metálica. Também não soube dizer qual foi o problema de segurança detectado. “Pode ter sido alguma rachadura, trinca, porque a gente sabe que é uma área de aterro. Mas esqueci de perguntar.”

Antonio de Sousa Ramalho, apareceu na quinta-feira na frente do estádio do Corinthians, onde um acidente matou dois operários na última quarta (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)

O presidente do sindicato disse ter pedido a investigação do acidente a um delegado da região. Sua esperança é que o operário que teria alertado sobre o risco na instalação da 38ª e última peça de sustentação da cobertura do estádio tenha registrado oficialmente a sua observação.

“Sempre quem responde é a construtora (no caso, Odebrecht). Nesse caso, podem responder o mestre, o encarregado, o técnico de segurança, o engenheiro e a construtora. Agora, se tiver o documento protocolado do engenheiro de segurança, fica claro que quem tem que responder é o engenheiro de produção”, afirmou.

Antonio de Sousa Ramalho disse ainda que outra hipótese é o guindaste não ter capacidade para erguer a estrutura metálica. “É como um elevador, que tem capacidade para tantos quilos. É a mesma coisa com qualquer grua. Tem um limite. Precisa ver se estava no limite.”

O guindaste do acidente era apontado como o maior da América Latina, com capacidade para 1.500 toneladas e já havia erguido 37 treliças semelhantes. De qualquer maneira, o Sintracon cobra investigação da polícia e do Ministério Público sobre as causas do acidente fatal da última quarta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter