Esportes
Rivais por anos, Medina e Mineirinho iniciam nova fase juntos, com foco na estratégia e na busca pelo quarto título mundial
Gabriel Medina e Adriano de Souza durante a etapa do Surf Ranch em 2021 / WSL
Continua depois da publicidade
Rivais por uma década no circuito mundial da World Surf League, Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, iniciam 2026 como atleta e treinador.
Nos últimos anos, Adriano ganhou experiência como técnico, trabalhando com grandes nomes da elite do surf, como Leonardo Fioravanti, Alejo Muniz e Miguel Pupo.
Continua depois da publicidade
Agora, um comentário feito pelo ex-membro da elite, Jadson André, anos atrás, volta a ganhar relevância com o cenário da parceria entre dois campeões.
Em entrevista ao canal Surf 360º, Jadson explicou que Mineirinho sempre venceu Medina quando o assunto se tratava de estratégias de bateria.
Continua depois da publicidade
"O Adriano sempre deu muito pau nas estratégias em cima do Gabriel. A gente aqui não está falando do talento ou de surf, estamos falando do competidor. O Medina e o Adriano de Souza são os mais bizarros dentro da água."
A fala deixa claro o tamanho da fama de Adriano como competidor e estrategista. Em seu auge, chegou a bater de frente com Kelly Slater nesse aspecto. Essa experiência pode ser muito útil na caminhada de Medina pelo tetra em 2026.
Buscando seu quarto título mundial, Gabriel Medina destacou o talento de Adriano quando o assunto é estratégias de competição.
Continua depois da publicidade
"Quando a gente conversou, deu liga. Ele está disposto a me ajudar. Sei o quão inteligente ele é e sabe de competição. É um cara que admiro e acredito. É uma parceria fácil, na verdade. Agora é colocar em prática. Cada vez mais conhecer. A gente nunca teve esta relação de técnico, de conversa mais técnica de surfe e de baterias, e a gente está começando agora", afirmou o surfista ao GE.
Mineirinho foi campeão mundial em 2015, superando o próprio Medina e outros atletas na corrida pelo título / WSLEsse contexto ajuda a entender a chegada de Mineirinho ao time de Medina. Na última vez em que competiu em Bells Beach, o brasileiro acabou superado em uma bateria marcada por polêmica contra o norte-americano Cole Houshmand.
Na ocasião, Medina optou por não entrar em uma onda, optando pela prioridade, mas viu o adversário aproveitar a oportunidade para virar o confronto nos minutos finais.
Continua depois da publicidade
A próxima chamada está marcada para quinta-feira (2), às 17h30 (horário de Brasília).
Continua depois da publicidade