Semes e Unifesp avaliam mais um grupo de atletas para os Jogos Abertos do Idoso

Foi o segundo grupo submetido à verificação, que voltará a ocorrer no próximo dia 27 para totalizar os 125 idosos da delegação santista.

Comentar
Compartilhar
08 NOV 201309h22

A Semes (Secretaria de Esportes) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realizaram nesta quarta-feira (6), no Complexo Rebouças, a avaliação multidisciplinar de mais um grupo de atletas que vão defender Santos nos Jogos Abertos do Idoso. A competição será disputada na cidade, de 4 a 8 de dezembro.

Foi o segundo grupo submetido à verificação, que voltará a ocorrer no próximo dia 27 para totalizar os 125 idosos da delegação santista. Após aplicação de questionário sobre o estado geral de saúde, há avaliação da função pulmonar, aferição da pressão arterial, da oxigenação no sangue e frequência cardíaca, entre outros exames.

Para o responsável pelo Departamento de Pneumologia a Unifesp, José Roberto Jardim, as avaliações são fundamentais para conhecer o estado de saúde dos idosos que competem. Os dados levantados, disse, serão utilizados em comparativos com pessoas da terceira idade que não praticam esporte. Álvaro de Andrade, 82 anos, aprovou a checagem, principalmente por ser um controle a mais além do acompanhamento médico que já faz. “É muito bom competir e saber que temos toda esta estrutura”.

As avaliações são fundamentais para conhecer o estado de saúde dos idosos que competem. Os dados levantados, disse, serão utilizados em comparativos com pessoas da terceira idade que não praticam esporte

 

Foto: Rê Sarmento