X

Esportes

São Paulo tem dois expulsos, mas derrota Bahia de forma heroica

A quarta vitória nos últimos jogos faz a equipe de Muricy Ramalho alcançar a barreira dos 40 pontos e praticamente esquecer o risco de rebaixamento

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/10/2013 às 18:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O São Paulo conquistou uma heroica vitória na tarde deste domingo, em Salvador. Depois de abrir o placar com o Aloísio, teve dois jogadores expulsos (Denilson, no primeiro tempo, e Maicon, na segunda etapa), mas suportou a pressão do Bahia e o forte calor local - ampliado pelo horário de verão - e sustentou a vantagem de 1 a 0 construída no começo, na Arena Fonte Nova.

A quarta vitória nos últimos jogos faz a equipe de Muricy Ramalho alcançar a barreira dos 40 pontos e praticamente esquecer o risco de rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O Bahia, por sua vez, segue com 36 pontos.

Pela competição nacional, os dois times voltam a campo no domingo. O São Paulo visita o Internacional, enquanto o Bahia recebe o Atlético-PR. O próximo compromisso são-paulino, porém, será na quarta-feira, pela partida de volta das oitavas de final, contra a Universidad Católica, no Chile.

Nesta tarde, apesar da ausência de Rodrigo Caio - pela primeira vez na competição -, Muricy não alterou o esquema, já que tinha o retorno de Paulo Miranda, e manteve o time com três zagueiros, com a variável de liberar um deles no momento de atacar. Na frente, também nenhuma mudança: ainda sem Luis Fabiano, o centroavante foi mais uma vez Aloísio.

Foi o camisa 19 quem teve a primeira oportunidade de abrir o placar, ainda no primeiro minuto. Ele recebeu ótimo passe de Douglas por trás da marcação e chutou cruzado, mas a bola pegou direção tão errada que quase saiu pela lateral esquerda.

Sete minutos depois, em novo cruzamento de Douglas, Paulo Miranda ergueu o pé para desviar a bola para a rede. O árbitro, porém, não validou o gol, entendendo que o zagueiro cometeu falta no goleiro Marcelo Lomba, que tocou com a mão na bola antes. Um lance, no mínimo, questionável - e questionado pelos são-paulinos.

O jogador Aloísio do São Paulo comemora gol durante a partida (Foto: Son Ruiz/Estadão Conteúdo)

Salvo pelo gol anulado, o Bahia quase marcou aos 11 minutos. Feijão passou por dois marcadores e bateu da intermediária. A trajetória da bola foi desviada em Rafael Toloi e surpreendeu Rogério Ceni, que, um pouco adiantado, contou com ajuda do travessão para não ser vazado. Pouco depois, um chute de Marquinhos Gabriel desviado em Edson Silva amorteceu a bola e facilitou a defesa.

Passado o susto, o São Paulo conseguiu vazar Marcelo Lomba em lance semelhante ao do primeiro minuto. Acionado por trás da defesa, desta vez em lançamento de Rafael Toloi, Aloísio chutou com força, no ângulo esquerdo, fora do alcance do goleiro. Um gol muito festejado pelo centroavante, que costuma exagerar quando comemora com os companheiros.

A desvantagem pressionou ainda mais o Bahia, que quase chegou ao empate aos 27 minutos. Depois de chute de Marquinhos Gabriel da entrada da área, William Barbio não aproveitou rebote oferecido por Rogério Ceni e completou pela linha de fundo. O São Paulo respondeu três minutos mais tarde, em cabeceio de Aloísio, à queima-roupa, que parou nas perna de Marcelo Lomba.

O triunfo parcial passou a ser mais valorizado ainda pela equipe de Muricy a partir dos 33 minutos, quando Denilson entrou atrasado em uma dividida com William Barbio e foi expulso diretamente. O treinador estudou por algum tempo qual a melhor solução para corrigir o meio-campo e, após seis minutos, fez o óbvio: sacou o atacante Ademilson para colocar Wellington.

Na volta do intervalo, Cristóvão Borges apostou na manutenção da escalação do Bahia. Mas por pouco tempo. Aos 11 minutos do segundo tempo, quando o São Paulo já havia feito a segunda susbtituição (Aloísio se machucou e deu lugar a Welliton), o treinador do time da casa colocou Souza e Wangler nas vagas de William Barbio e Feijão, respectivamente.

O São Paulo passou a apostar nos contragolpes oferecidos pelo Bahia, que, apesar de ter a posse de bola, esbarrava na marcação. Rogério Ceni espalmou um único bom arremate, de Madson. Mas a tarefa do time paulista ficou ainda mais complicada depois dos 30 minutos, no momento em que Maicon aplaudiu ironicamente um cartão amarelo recebido e também foi expulso.

Com dois a mais, o Bahia não teve dúvida em levar todos os seus homens ao ataque, do mesmo modo que o São Paulo povoou sua área com os oito jogadores de linha restantes. Com muita dificuldade e ainda mais superação, os visitantes levaram a melhor, justificando o adjetivo "guerreiros" que vinha da arquibancada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter