São Paulo será base de 15 seleções durante a Copa do Mundo

O trabalho de atração das seleções foi iniciado em 2009, como parte da estratégia do governo estadual de estender as oportunidades geradas pelo evento para além da capital

Comentar
Compartilhar
01 FEV 201411h44

Quinze das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da FIFA no Brasil usarão cidades paulistas como base durante a competição. A informação foi confirmada oficialmente pelo Comitê Organizador Local (COL) nesta sexta-feira (31/1), após o encerramento do prazo para que as delegações fizessem suas escolhas.
As seleções que estarão no estado de São Paulo são: Argélia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Estados Unidos, França, Honduras, Irã, Japão, Nigéria, México, Portugal e Rússia. Destas, somente Argélia e Colômbia ainda não haviam anunciado publicamente suas opções.

“As cidades foram muito dedicadas e não mediram esforços para mostrar às delegações, a cada visita, toda a infraestrutura urbana, hoteleira e esportiva e os valores da cultura regional que tinham a oferecer”, destacou Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e coordenador do Comitê Paulista.

O trabalho de atração das seleções foi iniciado em 2009, como parte da estratégia do governo estadual de estender as oportunidades geradas pelo evento para além da capital. O Comitê Paulista enviou questionários aos 645 municípios paulistas e analisou os potenciais candidatos. Dois guias denominados Cidade Base foram editados e enviados às delegações e consulados. Para que os candidatos pudessem investir em melhorias nos seus centros de treinamento e hotéis, a Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista) criou uma linha de financiamento exclusiva, com taxas de juros de 2% ao ano.

As cidades já se preparam para receber as delegações, a imprensa e os turistas com oferta de cursos de idiomas e investimentos na infraestrutura. “Vamos nos reunir em breve com os 11 municípios envolvidos e traçar ações em conjunto. Conquistar as seleções foi uma vitória, mas temos ainda muito trabalho para aproveitar ao máximo essa oportunidade”, afirma Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista.

Quinze das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da FIFA no Brasil usarão cidades paulistas como base durante a competição (Foto: Divulgação)

Confira os municípios onde as seleções ficarão hospedadas:

Águas de Lindóia – Costa do Marfim

Campinas – Nigéria e Portugal

Cotia – Colômbia

São Paulo - Estados Unidos

Guarujá – Bósnia e Herzegovina

Guarulhos/São Paulo – Irã

Itu – Rússia e Japão

Mogi das Cruzes – Bélgica

Porto Feliz – Honduras

Ribeirão Preto – França

Santos – México e Costa Rica

Sorocaba - Argélia