Esportes
De acordo com o Comitê Paulista, a meta era trazer 15 delegações para SP, número que deve ser alcançado ou até ultrapassado nos próximos dias, com a confirmação das últimas sedes escolhidas
Continua depois da publicidade
O Comitê Paulista está bem perto de cumprir o seu objetivo com relação à recepção das seleções para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. De acordo com a entidade, a meta era trazer 15 delegações para São Paulo, número que deve ser alcançado ou até ultrapassado nos próximos dias, com a confirmação das últimas sedes escolhidas. Após a aprovação da Fifa, o principal estado do país disponibilizou 30 centros de treinamento, o que corresponde a 35% das candidaturas.
Sem contar com a Academia de Futebol do Palmeiras, que foi “rebaixada” a Campo de Treinamento, a capital do Estado disponibilizou duas sedes para as seleções, que devem ser utilizadas por Estados Unidos e Irã. Apesar de ainda não ter sido confirmado, o destino mais provável dos norte-americanos é o CT da Barra Funda, do São Paulo. A delegação do Oriente Médio, por sua vez, ficará hospedada em Guarulhos e usará o CT Joaquim Grava, do Corinthians, para treinar. Ainda nas proximidades da metrópole, a Bélgica pode escolher Mogi das Cruzes.
Cabeça de chave do Grupo C, a Colômbia ainda não definiu seu local de preparação para a Copa do Mundo. A seleção do astro Falcao García ficou bem próxima de acertar sua estadia em Cotia, mas também já chegou a cogitar a cidade de São Paulo como sede. Outro representante da América do Sul também segue em dúvida. Depois de confirmar Vitória-ES e visitar as gaúchas Caxias do Sul e Viamão, o Equador pode acabar em São José dos Campos - a cidade do Vale do Paraíba foi a última visitada pela delegação.
O litoral do estado, por sua vez, vai receber três seleções. O ritmo latino ficará garantido por dois representantes que escolheram Santos como destino. Acostumados com o calor da América Central, os jogadores de México e Costa Rica não devem sentir diferença no tempo de preparação na cidade que projetou Pelé para o futebol mundial. Ao lado, os europeus da Bósnia devem ter bem mais dificuldades para se acostumar com o clima tropical em Guarujá, tradicional local de lazer para os paulistas.
Continua depois da publicidade
	
Apesar de não escolher um local próximo ao litoral, a França também não vai demorar a sentir as diferenças de temperatura em um país tropical. Os Bleus, carrascos dos brasileiros em outras edições da Copa do Mundo, escolheram a quente Ribeirão Preto como sede. Quem também deve se aventurar pelo interior paulista é a Argélia, que está perto de escolher Sorocaba como sede. A africana Costa do Marfim, por sua vez, pode se preparar em Águas de Lindóia, em um centro de treinamento do ex-zagueiro Oscar, que jogou pela Seleção Brasileira na Copa de 1982.
O local com maior número de seleções, no entanto, será a região de Campinas. Tradicional no futebol brasileiro por causa de Guarani e Ponte Preta, a cidade não deve perder os ares de rivalidade nem mesmo durante a Copa do Mundo. A Macaca tomou a iniciativa e se orgulhou ao anunciar que Portugal, de Cristiano Ronaldo, treinaria no Moisés Lucarelli. O Bugre, por sua vez, também não demorou a confirmar a presença da seleção da Nigéria no Brinco de Ouro da Princesa.
Continua depois da publicidade
A proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, também colocou a região toda em evidência. Desta forma, o município de Itu, famoso pelos objetos gigantes, não quis economizar ao menos na recepção das seleções: Japão e Rússia usarão a estrutura da cidade. Além disso, na vizinha Porto Feliz, a delegação de Honduras decidiu que treinará na academia da Traffic, utilizada pelo clube-empresa Desportivo Brasil para revelar jogadores.
Veja as cidades escolhidas por cada seleção:
Américas do Norte e Central
Continua depois da publicidade
	Honduras – Porto Feliz
	Estados Unidos – São Paulo*
	México – Santos
	Costa Rica – Santos
Ásia
	Japão – Itu
	Irã – Guarulhos
	Coréia do Sul - Foz do Iguaçu*	
			
Continua depois da publicidade
Oceania
Austrália – Vitória
Europa
Continua depois da publicidade
	Rússia – Itu
	Portugal – Campinas
	França – Ribeirão Preto
	Itália – Mangaratiba-RJ
	Bélgica – Mogi das Cruzes*
	Bósnia – Guarujá
	Alemanha – Vila de Santo André-BA
	Inglaterra – Rio de Janeiro
	Grécia – Aracaju*
	Suíça - Porto Seguro
	Espanha – Curitiba
	Croácia – Salvador
	Holanda – Rio de Janeiro
África
	Gana – Maceió
	Nigéria – Campinas
	Argélia – Sorocaba*
	Costa do Marfim – Águas de Lindóia-SP*
	Camarões – Vitória	
			
Continua depois da publicidade
América do Sul
	Colômbia – Cotia ou São Paulo*
	Argentina – Belo Horizonte
	Chile - Belo Horizonte
	Uruguai – Sete Lagoas-MG
	Equador – Caxias-RS ou Viamão-RS ou Vitória-ES ou São José dos Campos-SP*
	Brasil – Rio de Janeiro
*As cidades ainda não foram confirmadas pelas delegações
Continua depois da publicidade