X

Esportes

São Paulo joga mal, Ituano vence e elimina Corinthians

Com 24 pontos, o São Paulo lidera o Grupo A, seguido do Penapolense, que tem 19. Os dois times se enfrentarão nas quartas de final, com mando tricolor

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/03/2014 às 18:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O São Paulo fez a festa da torcida e venceu o Corinthians por dois fins de semana seguidos. Neste domingo, porém, eles jogaram em cidades diferentes. O time alvinegro empatou em Penápolis, contra o Penapolense. A equipe tricolor perdeu do agora classificado Ituano, por 1 a 0, no Morumbi. A derrota do São Paulo, em boa hora, eliminou o Corinthians da fase final do Campeonato Paulista.

Será difícil alguém dizer que o São Paulo entregou o jogo deste domingo para prejudicar o rival. O gol do Ituano saiu num bonito chute de Esquerdinha, indefensável. Depois, o jogo foi atrapalhado por uma chuva pesada que caiu sobre o Morumbi, a ponto de o árbitro paralisar a partida por conta das pedras de granizo. No segundo tempo, Muricy Ramalho mandou o São Paulo ao ataque, mas sem sucesso. As opções de ataque, leves, não se deram bem no gramado encharcado.

Com 24 pontos, o São Paulo lidera o Grupo A, seguido do Penapolense, que tem 19. Os dois times se enfrentarão nas quartas de final, com mando tricolor. Já o Ituano, que chegou aos 25 pontos, não corre mais o risco de ser ultrapassado pelo Corinthians, que tem 21, no segundo lugar do Grupo B. Na próxima etapa pegará o Botafogo.

A não ser por ter eliminado o Corinthians, o resultado é ruim para as pretensões do São Paulo. Vencendo Ituano e Botafogo, a equipe garantiria que, se enfrentasse esses rivais nas fases finais, jogaria em casa. Agora, atrás de ambos na classificação geral, corre o risco de ter que decidir no interior.

Os três jogadores do São Paulo que entraram em campo pendurados receberam o terceiro amarelo: Luis Fabiano, Ganso e Antônio Carlos. Mas o meia deu carrinho perigoso no fim do jogo, recebeu o segundo amarelo na partida e acabou expulso. Não pega o Botafogo e entra em campo pendurado contra o Penapolense.

Esquerdinha, do Ituano, comemora gol durante partida contra o São Paulo (Foto: Miguel Schincariol/Estadão Conteúdo)

O jogo

Depois de relacionar força máxima, Muricy Ramalho resolveu dar folga a Maicon, Douglas e Pabon, que acabaram cortados até do banco de reservas. O meia-atacante, segundo o treinador, corria risco de uma lesão muscular. Edson Silva entrou na zaga, Rodrigo Caio virou volante e Ademilson entrou no ataque.

Com essa formação, o São Paulo ficou muito dependente de Ganso, único jogador que criava pelo meio. Rodrigo Caio e Wellington não têm essa vocação, enquanto Osvaldo e Ademilson, presos às pontas, só podiam ajudar quando a bola chegava. Com apenas um meia de criação, isso não acontecia.

Na zaga, a entrada de Edson Silva deixou o setor defensivo lento. Foi em cima dele que Esquerdinha abriu espaço para chutar forte e abrir o placar, aos 13 minutos de partida. Parte da torcida comemorou descaradamente.

Lento e sem criatividade, o São Paulo não reagiu. Aos 30 minutos a chuva começou forte, com muitas pedras de granizo caindo no gramado. O árbitro Cássio Luiz Zancopé teve bom senso e paralisou a partida. Na volta, Rafael Silva teve espaço nas costas de Luis Ricardo e carimbou o pé da trave.

Com o passar do tempo o gramado, que aguentava bem a chuva, foi ficando encharcado e prejudicando ainda mais o jogo de toque de bola do São Paulo. Na volta para o segundo tempo, as camisas mudaram (o São Paulo trocou a branca pela tricolor, com faixas verticais, com o Ituano fazendo o caminho contrário). O jogo, porém, continuou o mesmo.

As chances de gol foram poucas. Logo com 1 minuto, Rafael Silva saiu na cara de Rogério Ceni, que salvou pelo pé. O goleiro depois tentaria de falta, mas mandou na barreira. O jeito era tentar de longe, mas o chute de Ademilson passou por cima. Osvaldo tentou, mas Vagner pegou.

Ninguém poderá dizer que Muricy Ramalho não queria ganhar o jogo. Com 28 minutos, tirou um zagueiro (Edson Silva) e colocou o meia-atacante Lucas Evangelista. Ewandro também entrou no lugar de Luis Ricardo, mas a partida continuou sem sal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter