X

Esportes

São Paulo encerra ano turbulento contra Coritiba em Itu

Em situação tranquila na competição nacional, o clube tricolor espera finalizar o ano de maneira positiva antes de iniciar reformulação para 2014

Publicado em 08/12/2013 às 12:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após temporada marcada por problemas dentro de campo e também nos bastidores, o São Paulo encerra seu calendário de jogos de 2013 neste domingo, às 17 horas (de Brasília), quando mede forças com Coritiba, no Estádio Novelli Júnior, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em situação tranquila na competição nacional, o clube tricolor espera finalizar o ano de maneira positiva antes de iniciar reformulação para 2014.

Presente na zona de rebaixamento em dez rodadas nesta edição do Campeonato Brasileiro, o São Paulo passou por uma das maiores crises de sua história recente e foi fortemente ameaçado de sofrer queda para segunda divisão. O time tricolor começou a competição sendo comandado por Ney Franco, que acabou substituído por Paulo Autori. A troca, porém, não deu resultado, e Muricy Ramalho foi contratado para assumir o comando da equipe em setembro.

Após o acerto com Muricy, o São Paulo conseguiu importante reação no torneio e eliminou risco de rebaixamento para segunda divisão. Atualmente, ocupa a nona colocação na tabela de classificação, com 50 pontos. Desde que retornou ao time tricolor, o treinador acumula retrospecto de dez vitórias, dois empates e seis derrotas.

“Devo agradecer aos torcedores. Quem me trouxe de volta foi a torcida. Os pedidos foram muito legais, mesmo em um momento ruim do clube em que tínhamos a missão de livrar do rebaixamento. A torcida abraçou o time e conseguimos sair dessa situação”, afirmou o técnico.

Cobrando melhores resultados em 2014, Muricy quer São Paulo "jogando forte" em Itu (Foto: Rubens Chiri/Site Oficial SPFC)

Apesar de o São Paulo já ter garantido permanência na elite do futebol nacional, a partida deste domingo tem grande importância para a competição. Detentor da 16ª colocação na tabela de classificação, com 45 pontos, o Coritiba ainda luta contra o rebaixamento, tendo um ponto de vantagem em relação ao Vasco, primeiro clube que cairia para Série B.

“Sei da responsabilidade que temos. Estou no futebol há muitos anos e sei o que essas equipes estão passando. Por isso ninguém entrou de férias antecipadamente e estão todos trabalhando. Quem tiver condições entrará em campo e jogaremos duro”, completou Muricy Ramalho.

O time paranaense, por sua vez, tenta passar por tabus, como nove anos sem vencera equipe tricolor em São Paulo, ou viver na dependência dos adversários diretos, torcendo por seus tropeços. Apenas mais alguns ingredientes que se juntam a pressão sobre os jogadores do Coritiba, que tentam evitar a terceira queda para a Série B em menos de dez anos. Uma agonia que começou após a pausa para a Copa das Confederações, quando era líder da competição, e terá seu desfecho – trágico ou com alívio - no apito final da partida.

O técnico Tcheco, que não escondeu a satisfação com a respostada dada pelo time na vitória sobre o Botafogo, desta vez não deve fazer muito mistério e manter a formação com dois zagueiros e três volantes. A diferença na escalação estar no ataque. Deivid, que desencantou e voltou a ser destaque, recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Júlio César deve fazer dupla com Carlinhos.

Nesse cenário, o meio-campista Alex será uma exceção. Tcheco admite que a responsabilidade de manter o time na Série A cairá sobre os mais jovens, mas demonstra sua confiança nos escolhidos. "Os mais jovens que querem uma carreira de sucesso já estão passando por uma boa experiência. Tenho certeza que a nossa permanência na primeira divisão, alguns jogadores como o Luccas Claro vão ter um crescimento para o ano que vem, o próprio Diogo também", encerrou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter