X

Esportes

Santos escapa do rebaixamento no Paulista, e Palmeiras se classifica

Apesar do resultado, o Santos se despediu do estadual ainda na fase de grupos pela primeira vez desde 2008

Folhapress

Publicado em 09/05/2021 às 18:09

Atualizado em 09/05/2021 às 20:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Kaio Jorge comemora gol. / Reprodução/Redes Sociais

Em confronto direto contra o rebaixamento, o Santos venceu o São Bento por 2 a 0, neste domingo (9), na Vila Belmiro, e garantiu a permanência na elite do Campeonato Paulista, evitando o que seria o maior vexame de seus 109 anos de história.

Apesar do resultado, o Santos se despediu do estadual ainda na fase de grupos pela primeira vez desde 2008, quando o formato de disputa ainda era diferente do atual. O clube terminou a competição na terceira colocação do Grupo C, com 13 pontos, atrás de Mirassol e Guarani.

Já o Palmeiras, que corria risco de eliminação, fez a lição de casa e contou com a ajuda do arquirrival Corinthians para avançar à fase mata-mata.

O time alviverde venceu a Ponte Preta por 3 a 0, em Campinas, e viu o rival alvinegro bater o Novorizontino por 2 a 1, mesmo com uma equipe reserva, em Itaquera.

A combinação de resultados garantiu ao Palmeiras a segunda colocação do Grupo C, atrás do RB Bragantino. 

Agora, a equipe do treinador Abel Braga, que ainda não escalou uma formação titular neste Estadual, terá justamente o time de Bragança como adversário das quartas de final.

Neste domingo, a rodada ganhou tom de drama com a possibilidade de rebaixamento de um grande e de eliminação de outro. Se o elenco palmeirense não confirmasse vaga nas quartas de final, o futebol paulista, pela primeira vez desde 2010, não teria dois dos quatro principais times do estado classificados para a próxima fase da competição.

Em campeonato conturbado em função da pandemia, com paralisação e calendário de jogos apertado, o clube alvinegro praiano venceu apenas 3 das 12 partidas disputadas no Paulista - foram 4 empates e 5 derrotas, um aproveitamento pífio de apenas 36,1% dos pontos conquistados.

A maratona de jogos, aliás, pode ser apontada como um dos motivos para a desclassificação santista ainda na primeira fase. O Paulista ficou parado por três semanas, e, no retorno, o clube atuou a cada dois dias, em meio aos jogos da Libertadores, a prioridade na temporada. A maratona obrigou a utilização de atletas jovens, em formações alternativas.

Antes da paralisação, em 11 de março, o Santos tinha uma vitória, dois empates e uma derrota. Nas oito partidas seguintes, porém, o rendimento caiu e a equipe só venceu mais duas vezes: a Inter de Limeira e o São Bento.

Neste domingo, o Santos não contou com o atacante Marinho, um dos principais atletas do elenco, em função de lesão na coxa esquerda. O jovem Ângelo, de apenas 16 anos, começou a partida na equipe titular.

Recém-contratado, o treinador Fernando Diniz ainda não fez a sua estreia à frente do clube –a equipe continuou sob comando do auxiliar Marcelo Fernandes.

Diniz chegou à equipe santista para substituir o argentino Ariel Holan, que não resistiu à derrota no clássico para o Corinthians e pediu demissão.

O alívio santista chegou ainda no primeiro tempo, quando a equipe abriu 2 a 0 no placar com Lucas Braga e Kaio Jorge após início de jogo nervoso e truncado.

Salvo do rebaixamento, o Santos volta sua atenção para a Libertadores. Ao menos por ora, o time também está fora da zona de classificação da competição sul-americana e tem um jogo decisivo contra o Boca Juniors na próxima terça (11).

Assim como o Santos, o Palmeiras também sofreu com a maratona de jogos e optou por priorizar a Libertadores, escalando uma maioria de jogadores reservas em todas as partidas do Paulista.

Contra a Ponte Preta, porém, não encontrou dificuldades e venceu com gols de Willian, Gustavo Scarpa e Wesley.

Ao mesmo tempo, em Itaquera, o Corinthians contou com gol de pênalti de Fábio Santos e de Luis Mandaca, que fez a sua estreia no profissional, para vencer o Novorizontino, resultado que beneficiou os palmeirenses -Douglas Baggio ainda descontou para os visitantes.

Na próxima fase, o Corinthians enfrentará a Inter de Limeira.

São Bento e São Caetano, em 15º e 16º lugar, respectivamente, foram as equipes rebaixadas para a Série A2 do Paulista do ano que vem.

Com o resultado deste domingo, o Santos se mantém em um pequeno grupo de clubes (ao lado de Flamengo e São Paulo) da elite brasileira que nunca caíram à segunda divisão, seja em competições nacionais ou estaduais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter