Santos encerra mistério e confirma retorno de Cuca ao cargo de técnico

Treinador retorna ao Santos após deixar a equipe em dezembro de 2018

Comentar
Compartilhar
07 AGO 2020Por LG Rodrigues12h39
Cuca retorna ao Peixe após passagens de treinadores estrangeiros pela Vila BelmiroFoto: Reprodução / Facebook

O mistério chegou ao fim: Cuca é o novo técnico do Santos Futebol Clube para o restante da temporada de 2020. O anúncio foi feito pelas redes sociais do próprio time durante o começo da tarde desta sexta-feira (8). Ele será o primeiro técnico brasileiro a liderar a equipe desde o começo de 2019. De lá para cá, Jorge Sampaoli e Jesualdo Ferreira estiveram à frente do Santos F.C.

Cuca precisou deixar o clube em dezembro de 2018 por motivos de saúde. O técnico se afastou temporariamente do futebol para passar por uma cirurgia cardíaca. Durante a campanha daquele ano, o treinador foi responsável por levar o Santos a uma recuperação na temporada, mas não conseguiu alcançar a tão sonhada vaga para a Libertadores da América de 2019.

Cuca, entretanto, coleciona desentendimentos com o presidente José Carlos Peres durante todo 2018. A relação começou a estremecer publicamente logo após a eliminação do Santos para o Independiente, da Argentina, na Libertadores. Na ocasião, Cuca disparou contra a diretoria pelo erro envolvendo a escalação irregular do volante uruguaio Carlos Sánchez. Ele disse que os dirigentes precisavam melhorar administrativamente.

Peres respondeu, também publicamente, alegando que cabia ao treinador cuidar somente da parte técnica, não da administrativa. Posteriormente, Cuca negou ter feito críticas e disse que não precisaria fazer um pedido de desculpas ao dirigente. Por isso, se recusou a participar de uma entrevista coletiva ao lado do mandatário para selar a paz.

Em carta aberta, Cuca se pronunciou sobre sua saída do clube em 2018 e fez uma declaração à torcida do Peixe.

“Saí do Santos FC em 2018, em um momento em que precisava cuidar da minha saúde, e sabia que um dia voltaria para ter mais uma oportunidade nesse gigante do futebol. Da última vez, também tínhamos alguns problemas, o clube não estava bem na classificação, mas com o esforço de todos conseguimos evoluir e melhorar a situação, ainda que longe do que queríamos.

Agora eu estou completamente recuperado e assumo em um momento que o Santos FC passa por um processo de reestruturação, de organização do futebol, sem condições de fazer grandes investimentos. Estou muito motivado com essa responsabilidade e me sinto extremamente capacitado e comprometido em ajudar este processo.

O torcedor pode ter a certeza que estou muito contente pelo acerto e pelo desafio que será comandar a equipe. Será diferente também, por tudo que está acontecendo no mundo, com novas dificuldades, mas tenho certeza que, com muito trabalho, poderemos alcançar bons resultados.

Não venho pensando em questão financeira, mas sim no prazer de trabalhar no clube. Estou chegando ao Santos FC pelo desafio de fazer um bom trabalho, e acredito que podemos conseguir isso, pois o grupo é qualificado”.

Alexi Stival, o Cuca, novo treinador do Santos Futebol Clube.