Esportes

Santos busca liderança na Copa Sul-Americana

Após vencer a última partida, contra a Universidad Católica, do Equador, o clube alvinegro se prepara para enfrentar a Unión La Calera, do Chile, nesta quinta-feira (28)

Folhapress

Publicado em 27/04/2022 às 22:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Da ameaça de rebaixamento no Campeonato Paulista ao topo da tabela do Campeonato Brasileiro após três rodadas. O Santos de Fabián Bustos surpreendeu neste início de torneio nacional e vem mostrando que pode fazer muito mais do que na última edição do torneio. Depois de um início difícil de trabalho, o técnico argentino começa a fazer os pontos positivos de seu trabalho se sobressaírem, com duas vitórias no campeonato.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Santos também vai bem na Copa Sul-Americana, onde ocupa a vice-liderança do Grupo C. Após vencer a última partida, contra a Universidad Católica, do Equador, o clube alvinegro se prepara para enfrentar a Unión La Calera, do Chile, nesta quinta-feira (28), a partir das 21h30 (de Brasília), no estádio Viña del Mar, pela quarta rodada do campeonato continental. Se vencer a partida, o Santos se torna líder do Grupo C.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Valorizado, jovem zagueiro Kaiky renova contrato com o Santos

• Joia boliviana Miguelito assina contrato com Santos: 'Não vejo a hora de jogar'

• Impressionante! Lucas Pires só evolui no Santos!

O torcedor santista pode até reclamar de algumas escalações equivocadas de Fabián Bustos, mas não pode dizer que o argentino teima naquilo que não dá certo. Diversas foram as alternativas testadas pelo comandante que não deram certo e não foram repetidas futuramente. Um meio-campo com Willian Maranhão e Rodrigo Fernández, por exemplo, deixou de ser escalado após não funcionar.

Auro teve sequência, mas perdeu a posição. Felipe Jonatan, Camacho e Marcos Guilherme perderam espaço, e até a estrela Ricardo Goulart figurou no banco de reservas na última partida. Com Bustos, não há lugar cativo e quem não joga bem vai para o banco.

Continua depois da publicidade

Dificilmente o Santos de Fabián Bustos vai atuar da mesma maneira de uma partida para outra. O próprio técnico já falou por diversas vezes sobre o tema e como gosta de escalar e moldar a forma de encarar o duelo variando de adversário para adversário. A equipe do argentino já atuou com três zagueiros e com dois, já jogou com um, dois e até três volantes, com pontas e sem eles, com dois centroavantes ou apenas um. A tendência é que, com a continuidade de trabalho, o clube paulista ganhe mais ritmo em todas as formas que Bustos gosta de dar ao seu time.

Esqueça o Santos da posse de bola, algo que era lei no clube no mínimo desde Jorge Sampaoli. Quando contratou Ariel Holan e Fernando Diniz, o clube alvinegro buscava alguém que conseguisse dar continuidade a um trabalho de propor as ações do jogo com a bola no pé durante a maior parte do duelo. Com Carille, isso já mudou, e Bustos segue essa linha.

No Campeonato Brasileiro, o alvinegro teve menos de 40% de posse de bola em todas as partidas, venceu duas e empatou uma. A prioridade de Bustos é deixar o time mais seguro defensivamente e aumentar a eficácia na frente.

Continua depois da publicidade

O goleiro João Paulo também segue tendo muito destaque na meta do Santos e por diversas vezes foi o melhor jogador em campo, segurando vitórias, empates ou evitando que derrotas se tornassem goleadas.

Outra ferramenta de Bustos para manter o bom momento tem sido aquilo que o torcedor do Santos quer ver há muito tempo: os jovens de potencial visivelmente evoluindo em campo.

O maior exemplo é o ponta Ângelo. Tido como a grande promessa dessa geração santista, ele ainda se mostrava muito tímido em campo, mas vem de duas de suas melhores partidas como profissional. Bustos tem deixado Ângelo à vontade e, mais confiante, o atacante pode ser decisivo para o clube alvinegro continuar se desenvolvendo como tem feito nos últimos jogos da temporada. Lucas Pires, que ganhou a posição antes da chegada de Bustos, se consolidou como dono da lateral esquerda e colocou no banco Felipe Jonatan, tido como um dos ativos mais valorizados do Santos no mercado.

Continua depois da publicidade

Outro que volta a ser consistente é Marcos Leonardo, um dos heróis do fim da última temporada. O atacante, no entanto, continua cumprindo suspensão de três jogos nesta edição da Copa Sul-Americana após ser expulso na última partida do time no ano passado.

Uma provável escalação de Bustos para a partida desta quinta tem: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo e Ricardo Goulart (Léo Baptistão); Ângelo, Bryan Angulo e Jhojan Julio.

Do lado dos anfitriões, o Uníon La Calera busca manter o bom momento na Copa Sul-Americana, onde ocupa a liderança do Grupo C, com um ponto a mais do que o clube alvinegro paulista. O time, no entanto, tem tido um desempenho ruim no Campeonato Chileno, ocupando a penúltima posição, o que resultou na demissão do técnico Martín Anselmi, anunciada nesta segunda-feira (15), deixando a equipe sob comando de um treinador interino nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Uma provável escalação do Unión La Calera tem: Ignacio Arce; Cristián Vilches, Pedro Henrique, Erick Wiemberg; Matias Fernandez, Brayan Garrido, Gonzalo Castellani, Yerco Oyanedel; Thomas Rodríguez, Lucas Passerini e Sebastian Sáez.

Estádio: Viña del Mar, em Viña del Mar (Chile)
Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (28)
Árbitro: Angel Arteaga (Venezuela)
Transmissão: Conmebol TV

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software