X

Esportes

Santistas querem nervos no lugar para evitar cartões por reclamação

Na derrota para a Chapecoense por 1 a 0, no último domingo, em Santa Catarina, seis atletas do Peixe foram advertidos com cartão amarelo

Publicado em 30/05/2015 às 11:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Campeonato Brasileiro de 2015 chegou com uma novidade na arbitragem. Os jogadores foram avisados, às véspera do início da principal competição nacional, e os torcedores perceberam logo na primeira rodada que a atitude dos árbitros será mais rigorosa nesta edição, por orientação da CBF. Diante disso, os atletas do Peixe sabem que precisam se acalmar para evitar cartões bobos e não acabarem prejudicando a equipe durante o torneio.

"Chegou a orientação para a gente não conversar com arbitragem. Eles adotaram agora uma maneira mais rigorosa de apitar, temos que esquecer a arbitragem e jogar nosso futebol. Independente de quem estiver lá para apitar, a gente tem que fazer nossa parte. São lances de jogo, eles acabam errando, são seres humanos... Mas essa medida vai ter momento que vai nos prejudicar e momentos que vai nos ajudar. Então, temos que esquecer", comentou o goleiro Vladimir.

Renato é outro que já se conformou com a nova postura dos árbitros. "A mudança pode ser válida porque às vezes perdemos jogador por reclamação. Já que o juiz apitou e a falta vai ser cobrada, dificilmente ele volta atrás. É uma medida para falar pouco com os árbitros, a CBF já falou isso. Temos de respeitar um pouco mais os árbitros, aceitar, reclamar menos e se preocupar com a bola", disse o camisa 8.

Aos 36 anos, Renato é considerado um dos líderes do elenco alvinegro. O volante tenta usar toda sua experiência para aconselhar seus companheiros e até dá dicas de como agir na hora de debater com a autoridade máxima do jogo.

Renato mostrou apoio ao novo método adotado pela arbitragem no Brasileirao (Foto: Ricardo Saibun/SFC)

"Eu, sempre quando falo (com o árbitro), vou na conversa, com muito respeito, sem levantar o braço. Isso é algo que o juiz valoriza muito. Não tem de ir gesticulando, olhando feio. Conversamos fora de campo para que possamos não levar cartão", contou.

Na derrota para a Chapecoense por 1 a 0, no último domingo, em Santa Catarina, seis atletas do Peixe foram advertidos com cartão amarelo. Robinho, Ricardo Oliveira, Lucas Otávio, Lucas Lima, Geuvânio e Chiquinho foram punidos pelo árbitro Jailson Macedo Freitas, que após o jogo sofreu duras críticas de Marcelo Fernandes e de Ricardo Oliveira pela intolerância no modo de conduzir a partida. O técnico acabou expulso logo aos 18 minutos do primeiro tempo.

Chiquinho é o único do elenco, por enquanto, com dois cartões. O lateral já havia recebido um amarelo na vitória por 1 a 0 em cima do Cruzeiro. Cicinho também levou um cartão, no empate por 1 a 1 com o Avaí.

"Jogador brasileiro tem mania de levantar os braços. Eu estive com o Luis Fabiano no Sevilla e falava para ele não reclamar com o juiz, mas era o jeito dele. Tem de mudar, é uma questão de cultura. Conversamos muito para não levar esse cartão por reclamação", revelou Renato, conhecido por uma carreira sem maiores entreveros com os senhores do apito.

Apesar de Vladimir e Renato garantirem que o grupo já captou a mensagem dada nas três rodadas do Brasileirão até aqui, o elenco alvinegro mais uma vez testará seus nervos neste domingo, às 11 horas, na Vila Belmiro, no duelo contra o Sport.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter