“Rota 10” agitou o domingo esportivo do Guarujá

Até o ano passado a prova, uma das principais competições de pedestrianismo, era denominada Corrida dos Fortes, por começar na Fortaleza da Barra e terminar no Forte dos Andradas.

Comentar
Compartilhar
19 DEZ 201316h37

No último domingo (15), Guarujá sediou uma das provas de pedestrianismo mais tradicionais da Baixada Santista: a Corrida de Rua Rota 10 - antiga Corrida dos Fortes. O evento é organizado pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e o Rotary Club, em parceria com a Prefeitura de Guarujá. A prova, que começou a partir das 9 horas, com largada da Fortaleza da Barra, em Santa Cruz dos Navegantes, integra o Calendário Oficial de Eventos da Cidade.

A largada foi na Fortaleza da Barra, em Santa Cruz dos Navegantes e a chegada ao Forte dos Andradas. Durante o percurso os atletas dispunham de postos de hidratação com água, além de frutas na linha final.

A corrida foi dividida nas categorias individual por idade, geral e militar, ambas com classificação masculina e feminina. Todos os participantes receberão um kit com uma camiseta dry-fit, número de peito e chip e uma medalha por participação. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.

Toda a renda líquida arrecadada no evento foi destinada ao Rotary Club, para a construção da Casa da Visão de Guarujá, que oferecerá atendimento oftalmológico à população.

Corrida dos Fortes – A prova é realizada desde 1994 e tem o propósito de resgatar laços históricos e culturais da Região Metropolitana da Baixada Santista, unindo a Fortaleza de Santo Amaro ao Forte dos Andradas. O percurso terrestre de 10 quilômetros sobre uma antiga e sinuosa trilha de burros, hoje estrada asfaltada, acompanha o sopé do contraforte de uma pequena serra litorânea situada ao sul da Ilha de Santo Amaro. O cenário do trajeto é a Mata Atlântica na encosta da serra de um lado, e do outro, o mangue que a serpenteia. Um atrativo a mais da competição.