Esportes
A temporada, encerrada com uma boa vitória contra o Cruzeiro, marcou o retorno do clube à Primeira Divisão, após a queda em 2023 e o título da Série B em 2024
O ano de 2025 representou muita coisa para o Santos Futebol Clube / Santos/Divulgação
Continua depois da publicidade
O ano de 2025 representou muita coisa para o Santos Futebol Clube. A temporada, encerrada com uma boa vitória contra o Cruzeiro, marcou o retorno do clube à Primeira Divisão, após a queda em 2023 e o título da Série B em 2024.
Outro grande momento foi o retorno de seu filho pródigo. Neymar voltou à Vila Belmiro após 12 anos. O astro rescindiu seu contrato com o Al-Hilal sem maiores dificuldades e assinou com o Peixe um vínculo inicial de seis meses, posteriormente renovado por mais um semestre.
Continua depois da publicidade
À beira do campo, o Santos teve quatro treinadores: Pedro Caixinha, César Sampaio (interino e membro da comissão técnica fixa alvinegra), Cléber Xavier e Juan Pablo Vojvoda.
Mesmo com a presença de Neymar em seu plantel, o Santos não conquistou o título estadual. A primeira fase foi marcada por uma campanha segura. O Alvinegro foi líder do Grupo B, com 18 pontos, somando cinco vitórias, três empates e quatro derrotas.
Continua depois da publicidade
Sem grandes dificuldades, o Peixe superou o RB Bragantino nas quartas de final. No entanto, na semifinal, a equipe santista foi derrotada pelo rival Corinthians, que se tornaria campeão ao vencer a final contra o Palmeiras.
A título de curiosidade, o atacante Guilherme foi o grande artilheiro da competição, com dez gols.
Para muitos, a competição mata-mata foi uma grande decepção quando o assunto é Santos. O torneio, que paga muito bem, era uma possibilidade real de título, especialmente considerando que o campeão foi o Corinthians, em uma final contra o Vasco.
Continua depois da publicidade
No entanto, mesmo com Neymar em campo, o Alvinegro Praiano foi eliminado nos pênaltis no duelo contra o CRB.
No Campeonato Brasileiro de 2025, o drama foi maior do que o esperado. Grande parte da campanha santista transcorreu dentro da zona de rebaixamento ou em posições próximas na tabela de classificação.
O grande ponto de virada foi a vitória em casa contra o então líder Palmeiras. Mesmo com altos e baixos na sequência, tanto a torcida quanto o elenco passaram a confiar mais na permanência na Série A após o resultado positivo no clássico.
Continua depois da publicidade
Vale destacar que a tabela favoreceu o Santos na reta final, com confrontos contra adversários tecnicamente inferiores ou já rebaixados. Com a presença decisiva de Neymar, mesmo convivendo com uma lesão, o clube conseguiu se manter na elite e garantir uma vaga em competição continental.