Continua depois da publicidade
Um dos nomes mais cobiçados dessa janela para transferências do futebol europeu, o atacante Edinson Cavani finalmente definiu oficialmente seu destino nesta terça-feira. Depois de muitas especulações, o Paris Saint-Germain venceu a concorrência de clubes como Real Madrid, Chelsea e Manchester City e assinou com o atacante do Napoli por cinco temporadas.
Os dirigentes franceses não confirmaram o valor da negociação, mas a imprensa europeia anunciou que o Napoli recebeu 64 milhões de euros - equivalente à multa rescisória - para ficar com o jogador. Se for confirmado, esse é o maior valor pago por um clube francês a um jogador na história, superando os 60 milhões de euros desembolsados recentemente pelo Monaco ao Atlético de Madrid pelo colombiano Falcao Garcia.
"A transferência de Edinson Cavani é mais uma prova da habilidade do clube de atrair jogadores pelo mundo. O jogador foi seduzido pelo projeto esportivo do clube e está empolgado de juntar-se a um time ambicioso, impaciente para ter novos desafios. Nós estamos especialmente felizes por apresentar um jogador tão cobiçado, de imenso talento, aos nossos torcedores", declarou o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi.
Cavani deve fazer dupla de ataque com o também badalado Ibrahimovic na França, além de reencontrar seu companheiro dos tempos de Napoli Ezequiel Lavezzi. O jogador chegou a admitir o desejo de atuar com a camisa do Real Madrid, mas o presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis, fazia questão do pagamento da multa rescisória, o que o clube espanhol não parecia disposto a aceitar.
Artilheiro do último Campeonato Italiano, com 29 gols, e presença constante nas convocações da seleção uruguaia, Cavani tem 26 anos e começou a carreira no Danúbio, de sua terra natal. Ele logo chamou a atenção do futebol europeu e foi para o Palermo em 2006. Após quatro temporadas na equipe, transferiu-se para o Napoli, onde apareceu para o mundo do futebol.
Forte para a Liga dos Campeões
Durante a sua primeira entrevista coletiva como reforço do PSG, Cavani não escondeu a confiança no projeto do clube, que conta com os milhões de dólares de um grupo do Catar para se tornar um dos maiores times do mundo. Com nomes como Thiago Silva, Lucas, Ibrahimovic, entre outros, a equipe é uma das poucas que podem vencer a Liga dos Campeões da próxima temporada, pelo menos na avaliação do uruguaio.
"Nunca hesitei em vir para cá quando vi a confiança que o clube depositou em mim. Esse projeto é muito ambicioso, muito motivador. Eles estão entre os principais clubes do mundo. Eles estão entre os poucos clubes que podem vencer a Liga dos Campeões", disse o atacante em sua apresentação, que espera fazer uma boa dupla com Ibrahimovic, outra das grandes aquisições da equipe nos últimos tempos. "Eu acho que nos daremos bem. O Zlatan (Ibrahimovic) é um jogador de nível mundial. Para outro atacante é um prazer fazer dupla com ele. Espero que façamos uma boa dupla."
Cavani também se vê em um novo patamar em sua carreira, embora tenha feito grande sucesso pelo Napoli no futebol italiano. "Eu tive três anos fantásticos no Napoli. Mas eu sempre quis tentar ir para o próximo nível. Me foi proposto um grande projeto aqui no Paris Saint-Germain", comentou.
Continua depois da publicidade