X

Esportes

Portuguesa aposta em ação do MP para voltar à Série A

O clube perdeu quatro pontos no campeonato Brasileiro do ano passado por causa da escalação irregular do meia Héverton

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/01/2014 às 18:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Portuguesa aposta todas as suas esperanças de voltar à Série A do Campeonato Brasileiro no inquérito instaurado na última quarta-feira pelo Ministério Público de São Paulo, que pretende investigar a punição da perda de quatro pontos imposta ao clube pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da escalação irregular do meia Héverton. Por isso, a Lusa não considera, pelo menos por enquanto, recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância máxima da justiça desportiva mundial, ou à Justiça comum.

"Desde o julgamento no STJD, nós afirmávamos que não haveria como a Portuguesa ser punida se fosse julgada de uma maneira isenta e técnica. O Ministério Público é o fiscal da lei e, nesse momento, sua atuação é suficiente para a Portuguesa", diz Orlando Cordeiro de Barros, vice-presidente jurídico do clube. "A Portuguesa não precisa ir ao tribunal internacional, e não precisa ir para a Justiça comum. Desde o início, iríamos percorrer o caminho desportivo e percorremos."

Na esfera esportiva, o caminho para a Portuguesa seria recorrer à CAS, na Suíça. Outra possibilidade seria a Justiça comum, caminho escolhido por vários torcedores. O movimento "Todos Vamos à Luta", que oferece assessoria jurídica aos torcedores que queiram agir nesse caso, projeta que mais de 2.500 ações sejam protocoladas. O clube, no entanto, não fez nenhum movimento oficial rumo à Justiça comum.

Héverton foi o pivô do reibaixamento da Portuguesa (Foto: Futura Press)

A Promotoria do Direito do Consumidor decidiu abrir inquérito por entender que houve irregularidade na punição da perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro, como decretou o STJD no julgamento em dezembro. Com essa pena, a Lusa acabou rebaixada para a Série B, o que livrou o Fluminense da queda.

O Estatuto do Torcedor é uma lei federal que determina a necessidade de publicação das punições dos atletas no site da CBF para que elas sejam válidas. A publicação foi feita, mas apenas depois do jogo entre Portuguesa e Grêmio, quando Héverton foi escalado irregularmente, o que estaria correto de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Na visão do MP, o Estatuto do Torcedor, por ser uma lei federal, é superior ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva e, por isso, deveria ter sido respeitado. A CBF e o STJD têm, agora, dez dias para apresentar esclarecimentos ao promotor do caso, Roberto Senise Lisboa.

Se os quatro pontos não forem devolvidos para a Lusa, o MP deve entrar com Ação Civil Pública contra a CBF e o STJD. "Há fortes indícios de que houve irregularidade na punição imposta à Portuguesa", declarou o promotor Roberto Senise Lisboa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter