X
Esportes

PG oferece testes rápidos de HIV e sífilis no Dia Internacional de Luta contra a Aids

Ação ocorre até o dia 7 nas Usafas, CTAP e outros pontos da Cidade

hiv / Freepik

No Dia Internacional da Luta contra a Aids, Praia Grande deu início a  uma série de ações de mobilização com foco na prevenção e diagnóstico  precoce do HIV (da sigla em inglês, Vírus da Imunodeficiência Humana).  Nesta quarta-feira (1º), a equipe da Secretaria de Saúde Pública  (Sesap) do Município realizou testes rápidos de HIV e sífilis nos  pacientes que estiveram em consulta no Centro de Especialidades  Médicas, Ambulatoriais e Sociais (CEMAS), no Bairro Aviação.

Tais ações são parte da Campanha Fique Sabendo 2021, desenvolvida em  parceria com o Governo do Estado, que vai de 1º a 7 de dezembro em  Praia Grande. O objetivo é conscientizar a população sobre a  importância de se fazer o teste de HIV, com ampla oferta do exame, bem  como tornar público os métodos de prevenção e tratamento do HIV/Aids e  infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Nesse período estão sendo oferecidos de maneira mais intensificada  testes convencionais e rápidos de HIV e de sífilis, além da  distribuição de preservativos e material informativo, nas 30 Unidades  de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande e também no Centro de  Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que fica na Rua Cidade de  Santos, 89, 3º andar, Bairro Boqueirão.

A diretora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais,  Simone Correa de Lara, explica que, além do teste, a pessoa também  recebe orientações dos profissionais de saúde sobre métodos de  prevenção. “Nós orientamos porque hoje em dia ainda tem pessoas com  dificuldade em saber como pega ou não. E é importante que a pessoa  faça o teste porque o quanto antes ela souber, mais rápido poderá se  tratar e o quanto antes começar o tratamento, maior será o benefício”,  destacou.

A possibilidade de realizar o teste rápido de HIV e sífilis durante a  ida ao Cemas foi elogiada pelos pacientes. É o caso de Eddilli Silva  dos Santos, 37 anos, que tinha uma consulta com um cirurgião vascular  e aproveitou para fazer o exame. “É importante para a mulher o teste,  pois hoje ela está mais independente e precisa cuidar da sua saúde. E  é sempre bom estar atualizada sobre as doenças, sobre a própria saúde,  para saber se está tudo bem e, senão tiver, buscar o tratamento o  quanto antes”, afirmou a moradora do Bairro Canto do Forte.

Além da intensificação dos exames nas Usafas e no CTAP, serão  realizadas também ações para pessoas em atendimento nos seguintes  locais e datas:

3.12 – CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)
4.12 – Conjunto Habitacional Jardim Imperador III (Ação Comunitária  para Promoção da Saúde) – apenas distribuição de preservativos,  materiais informativos e orientação
6.12 – CAPS II Boqueirão
7.12 – Fraternidade Casa de Mariah

Referência – A rede de saúde de Praia Grande realiza um grande  trabalho de conscientização nesta área e também oferece preservativos  e testes gratuitos de HIV e sífilis durante todo o ano nas Unidades de  Saúde da Família (Usafas), por meio da Campanha Fique Sabendo.

Há também o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que  disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e  C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de  Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua  Cidade de Santos, 89, 3º andar – Boqueirão.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros,  psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids,  hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
-- 
Subsecretaria de Comunicação
Município de Praia Grande

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cine Roxy terá Noite da Teia Parte 2 na re-estreia de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

O filme retornará ao cinema com cenas inéditas em 7 de setembro. Evento na área externa do cinema terá personagens e distribuição de desenhos gratuitos

Cotidiano

Estado anuncia ciclovia de 18,5 quilômetros entre Guarujá e Bertioga

Anúncio foi feito pelo secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, que vistoria cinco obras na Baixada Santista nesta segunda-feira (15)

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software