X

Esportes

Pelo segundo ano, judoca Tawany Gianelo é titular da seleção brasileira

Atleta da Cidade integra equipe nacional sub-21. Ela venceu na última semana a seletiva nacional

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/12/2013 às 20:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pelo segundo ano consecutivo (2013 e 2014), a judoca de Praia Grande, Tawany Gianelo da Silva, 18 anos, conquistou vaga para integrar a seleção brasileira sub-21. Assim como há um ano, ela venceu na última semana a seletiva nacional.

Dessa vez, a novidade fica por conta da mudança de peso. Até este ano, Tawany competia no superligeiro (até 44 quilos). A partir de 2014, ela encara a categoria ligeira (44 a 48 kg). Na seletiva nacional realizada no Ginásio do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, em Vitória, no Espírito Santo, ela não deu chances às adversárias e sagrou-se campeã.

“Na seletiva, perdi uma luta na fase de classificação. Mas não abaixei a cabeça. Recuperei-me e na fase final, venci todos os combates”, informou Tawany. “Estou muito feliz por esta conquista. A minha força não vem só de uma capacidade física, mas sim de uma vontade indomável de fazer sempre o meu melhor. Agradeço o apoio de todos que torcem por mim”.

Tawany muda de peso para 2014 (Foto: Divulgação/PMPG)

Currículo

Neste ano, na cidade de Ljubjana, na Eslovênia, Tawany disputou o Campeonato Mundial sub-21. Na fase oitavas de final da competição, chave D, ela foi derrotada, com um wazari, por Alex Hyatt (Estados Unidos). No Circuito Europeu sub-21, ela foi campeã das Copas de Bremen e Berlim, na Alemanha, e Liberec, na República Tcheca; vice-campeã nas Copas de Coimbra, em Portugal, e Lignano, na Itália; bronze na Copa de São Petersburgo, na Rússia.

A atleta da Cidade faturou ainda outro título internacional em 2013, sendo campeã pan-americana sub-21, em Buenos Aires, na Argentina. Em nível nacional, ela conquistou o título brasileiro e o vice-campeonato dos Jogos Regionais (torneio adulto). Na carreira, Tawany é campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapas do circuito europeu, mundial sub-17; e ainda, paulista, brasileira e sul-americana escolar; e de diversos Torneios Regionais e Estaduais.

Com o currículo completo, a atleta de Praia Grande entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos). A jovem revelação nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. É filha de Tatiana Mabel e Cristiano Dantas. Começou a praticar judô na escolinha da Prefeitura Municipal, através do Programa SuperEscola.

Torcedora do São Paulo Futebol Clube, é fã da judoca campeã pan-americana de 2007, Danielle Zangrando.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter