X

Esportes

Pelé recebe do presidente do COI maior honraria da Ordem Olímpica

Principal atleta brasileiro de todos os tempos, Pelé foi condecorado com colar que leva os arcos olímpicos, nesta quinta-feira, em Santos, no Valongo

Publicado em 16/06/2016 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pelé recebe do presidente do COI maior honraria da Ordem Olímpica / Matheus Tagé/DL

Principal esportista brasileiro de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi condecorado, nesta quinta-feira, em Santos, com a mais honraria da Ordem Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele recebeu um colar com os famosos arcos das mãos de Thomaz Bach, presidente da instituição internacional, e de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

Esta é a terceira vez que um brasileiro é homenageado com a comenda. Antes, a ex-nadadora Maria Lenk e o ex-atleta Adhemar Ferreira da Silva também foram agraciados.

"Por ser a maior honra da Olimpíada, a gente recebe uma nomeação e as discussões sobre a validade da entrega demoram muito. No caso de Pelé, durou poucos segundos. Todo mundo tem grandes razões para prestar homenagem para um atleta dessa grandeza", afirmou Bach, em evento realizado no Museu Pelé, no Valongo, em Santos.

Mesmo sendo a principal referência do Brasil no esporte, o ex-camisa 10 do Peixe nunca esteve presente em disputa do evento multiesportivo. Na época, somente jogadores amadores podiam representar o seu país, o que impediu que ele entrasse em campo com a Amarelinha entre o fim dos anos 50 e início da década de 70.

Até o momento, foram 12 participações do futebol brasileiro nos Jogos, com três medalhas de prata e dois bronzes. O tão sonhado ouro, no entanto, nunca chegou. A explicação para a ausência canarinha no lugar mais alto do pódio foi motivo de brincadeira do Rei.

"Eu costumo brincar com os meus amigos de Santos (Futebol Clube) que o Brasil nunca ganhou uma Olimpíada, por que nunca joguei o torneio. E com essa homenagem que Deus me deu, vou mandar vibrações positivas para que possamos, enfim, conquistar esse título", afirmou Pelé.

O Rei do Futebol é um dos grandes cotados para acender a pira olímpica na abertura dos Jogos, a ser realizado no dia 05 de agosto, no Maracanã. O Comitê Organizador dos Jogos do Rio, no entanto, prefere manter sigilo e, através de Carlos Nuzman, não deu pistas quanto ao representante do país no dia da abertura da Olímpica.

"Não podemos dizer no momento. Deixaremos o mistério até momentos antes", despistou Nuzman.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter