Papa Leão XIV confirma se vai assistir à Copa do Mundo e revela qual país terá sua ‘ajuda divina’

O papa também relembrou com bom humor o período em que viveu em Trujillo, no Peru, quando costumava jogar futebol com os seminaristas

Nação terá ajuda do Papa nessa edição da Copa do Mundo

A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (11), e até o papa Leão XIV está na expectativa para acompanhar a maior competição de futebol do planeta. Recentemente, o pontífice afirmou que o futebol e a vida só funcionam quando são vividos em equipe.

Continua após a publicidade

Além de confirmar que pretende assistir ao Mundial, Leão XIV revelou que sua torcida será pelos Estados Unidos, seu país natal. No entanto, devido aos compromissos à frente da Igreja Católica, ele admitiu que ainda não sabe quais partidas conseguirá acompanhar.

O papa também relembrou com bom humor o período em que viveu em Trujillo, no Peru, quando costumava jogar futebol com os seminaristas. Segundo ele, atuava na defesa e não se destacava pelos gols. “Não era um grande artilheiro”, brincou.

Com nacionalidade peruana, Leão XIV contou ainda que acompanhava de perto os times locais durante essa fase da vida. Além de torcer, ele participava das partidas e destacou a importância da prática esportiva, afirmando que um pouco de esporte faz bem para todos.

Continua após a publicidade

Apesar da ligação com o futebol, o pontífice já declarou diversas vezes que seu esporte favorito é o tênis.

É pecado assistir à Copa do Mundo?

Em resumo, assistir à Copa do Mundo ou a partidas de futebol não é nenhum tipo de pecado. A Igreja Católica considera o esporte uma atividade de lazer.

Inclusive, o Papa Francisco, antecessor de Leão XIV, torcia para o San Lorenzo e “comemorou” a conquista da Argentina na última Copa do Mundo.

Continua após a publicidade

O problema de assistir a esse tipo de competição só acontece quando o esporte substitui a fé e afasta a pessoa de Deus.

Estados Unidos na Copa do Mundo de 2026

Para esta edição, os Estados Unidos são uma das sedes da Copa do Mundo, ao lado de Canadá e México. Por receber o torneio, a equipe garantiu vaga automática e não precisou disputar as Eliminatórias.

Os norte-americanos buscam repetir ou superar sua melhor campanha recente, alcançada na Copa de 2002, quando chegaram às quartas de final. A seleção conta com uma geração talentosa, formada por jogadores que atuam em grandes clubes da Europa, como Christian Pulisic, Weston McKennie e Tim Weah.

Continua após a publicidade

No histórico dos Mundiais, os Estados Unidos participaram de 12 edições e têm como melhor resultado o terceiro lugar conquistado na primeira Copa do Mundo, disputada em 1930. A equipe aposta no fator casa e no apoio da torcida para tentar surpreender e avançar às fases decisivas do torneio.