Gabriel Menino comemora o primeiro gol na final do Paulistão / Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Continua depois da publicidade
E o favoritismo se confirmou: após sair derrotado no jogo de ida por 2 a 1 para o Água Santa, o Palmeiras reverteu o placar agregado, goleou a equipe de Diadema por 4 a 0 e se consagrou campeão paulista de 2023.
Assim como foi na final do estadual de 2022, o time treinado por Abel Ferreira foi derrotado na ida, mas totalmente dominante no Allianz no jogo de volta. Contra o São Paulo, perdeu por 3 a 1 no Morumbi e fez incontestáveis 4 a 0 na volta. Neste ano, contra o Netuno, a história se repete, com o título novamente ficando para o antigo Palestra Itália.
Continua depois da publicidade
Primeiro tempo
O Verdão começou avassalador, criando chances desde o início do jogo. Ygor Vinhas e Weverton fizeram uma grande defesa cada com o jogo ainda em 0 a 0. Palmeiras abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo com Gabriel Menino, após rebote da cobrança de falta.
Continua depois da publicidade
Gabriel Menino comemora o primeiro gol do Verdão/ Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Aos 27 minutos ainda da primeira etapa, Dudu fez uma jogada magistral: cercado por 3 adversários, o camisa 7 do Palmeiras deu um drible desconcertante de letra e cruzou na cabeça de Menino, que marcou seu segundo tento no jogo.
Com o jogo controlado, o Alviverde ampliou a vantagem com Endrick, em rebote do chute de Rony, aos 34 minutos da etapa inicial.
Continua depois da publicidade
Endrick se igualou ao Pelé como o mais jovem a marcar em finais de Paulistão /Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Perto do final do primeiro tempo, Dudu se envolveu em uma confusão e chegou a ter a expulsão recomendada pelo VAR, porém o árbitro Raphael Claus manteve a decisão de campo e deu apenas o amarelo. No meio do alvoroço, Villian Vieira, no banco de reservas do Água Santa, acabou expulso.
Segundo tempo
Continua depois da publicidade
Com um jogo mais morno, o Água Santa chegou a ensaiar uma pressão, porém, o gol saiu novamente para o lado dos campeões. Já com Dudu, Endrick e Veiga substituídos - este último com dores na coxa -, o Palmeiras fez 4 a 0 após bola recuperada e gol de Flaco López, aos 28 minutos do 2º tempo.
José "Flaco" López fechou a conta no segundo tempo / Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Após o quarto gol, a torcida já começou a ensaiar gritos de "olé" e de "é campeão", ainda na altura dos 30 minutos da etapa final. Gabriel Menino foi eleito o melhor da partida.
Continua depois da publicidade
Histórico
Capitão, Gustavo Gómez se isolou ainda mais como o estrangeiro mais vezes campeão pelo clube. Já são 10 conquistas:
Abel Ferreira se igualou a Vanderlei Luxemburgo como o segundo treinador com mais títulos na história do Verdão (8). O primeiro é Oswaldo Brandão, com 10 conquistas. Felipão fecha o "top 4" com sete títulos.
Continua depois da publicidade
Torcida do Palmeiras lotou o Allianz Parque/ Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo