Continua depois da publicidade
A Organização Não-Governamental (ONG) Centro de Treinamento (CT) de Surf “Lugar ao Sol” é uma entidade sem fins lucrativos, voltada a preparar meninos e meninas para competições de surf. Muito além da prática esportiva, a equipe da Ong propõe um acompanhamento das crianças e adolescentes no que diz respeito à orientação sexual e prevenção do uso de drogas. Além disso, para participar dos treinos, os atletas devem apresentar bom rendimento escolar.
Segundo o vice-presidente da ONG, Alexandre Moreira, mais do que formar campeões de surf, o objetivo também é o de apontar para as crianças e jovens, a possibilidade de conquistarem uma vida digna através do esporte com atitudes de disciplina e determinação.
Continua depois da publicidade
“O projeto tem em si a condição de tirar da ociosidade, os alunos e torná-los atletas para as competições, oferecendo oportunidade de estudo de alto nível e oferecendo muitas vezes oportunidade de trabalho. Um exemplo disso é o ingresso de vários jovens no projeto dos Bombeiros Surfista Salva-Vidas. Além disso, há um empenho forte na difícil luta contra o vício e tráfico de drogas e do constante aumento da criminalidade”, ressalta Alexandre.
Continua depois da publicidade
Os treinos, coordenados pelo presidente da ONG, Ademir Moreira, ocorrem duas vezes por semana, em diversas praias do Guarujá dependendo das condições do mar. O projeto inclui ainda treinamentos com profissionais de Educação Física na piscina do CAEC Isabel Ortega (Rua Manoel da Cruz Michael, 333. Santa Rosa).
A prática que consiste em garantir o aperfeiçoamento da natação e do preparo físico dos alunos, que são imprescindíveis para os surfistas conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esportes. Diversos atletas que participam do projeto tem se destacado no cenário das competições trazendo para o Município vários troféus e títulos.
No ano passado, o campeão mundial sub-18 Caio Ibeli, que já treinou na Ong não só representou o Brasil, mas também projetou o nome de Guarujá para o mundo. Outro aluno do “CT de Surf Lugar ao Sol”, o jovem Gabriel André, 14 anos, entrou para a história da Cidade como o mais jovem surfista a ganhar um circuito guarujaense.
Continua depois da publicidade
Pioneirismo – O CT de Surf Lugar ao Sol é o único da Baixada Santista, que realiza treinamento específico apenas para meninas. O núcleo recebeu o nome de “Meninas do Mar” e tem a finalidade de colocar a força da mulher na prática do surf.
“É um trabalho pioneiro em nosso Estado, após divulgação em redes sociais, a exposição foi tão grande que meninas de outras cidades como Santos, estão inscritas no projeto”, conta o vice-presidente da Ong.
Início - Em um de seus dias da prática do surf em 2000, Ademir Moreira conheceu Magno Pacheco, Emerson Silva, Marcelo Santos e Wesley Moraes, que ficavam na praia o dia todo. Ele enxergou nestes meninos muitas habilidades com as pranchas e resolveu treiná-los em suas horas vagas. Estes então foram os primeiros alunos do projeto e o esforço foi tão grande que eles começaram a participar de circuitos onde se destacavam em vários municípios da Baixada Santista.
Continua depois da publicidade