X

Fãs de esporte

Olímpiadas, Copa América e muito mais: veja as principais competições em 2024

Após um ano de campeões e rebaixamento inéditos, torcedores terão emoção com competições importantes no âmbito esportivo também no ano que vem

Leonardo Sandre e Daniel Zanirato*

Publicado em 15/12/2023 às 18:03

Atualizado em 15/12/2023 às 18:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Veja os principais eventos do esporte para 2024 / Fernando Frazão/Agência Brasil

O esporte movimentou o mundo em 2023. Com campeões e rebaixamento inéditos no futebol, a temporada deste ano se encerra com a disputa do Mundial de Clubes, com final marcada para o dia 22 de dezembro. Para 2024, a emoção tomará conta dos torcedores com competições importantes no âmbito esportivo, no futebol e para além dele.

Neste próximo ano ocorrerá competições como a Olimpíada em Paris, Copa América, novo formato na classificação para a Copa do Brasil e muito mais. A Gazeta e o Diário separaram os destaques esportivos que todo fã de esporte deve acompanhar.

Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha)

Taça da Copa SP de futebol júnior, a famosa ''Copinha''Taça da Copinha/ Divulgação/FPF

A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 contará com a presença de 128 times divididos em 32 grupos. O torneio terá início no dia 2 de janeiro, e se encerra no dia 25 do mesmo mês, data que a cidade de São Paulo completará 470 anos.

O torneio tem grande importância para os jovens jogadores, pelo fato de ser o campeonato de futebol júnior mais visado do País. Astros do futebol brasileiro e mundial como Neymar, Lucas Moura, Marquinho, Kaka, Cafu, entre outros, foram descobertos e receberam suas chances no futebol profissional após a disputa do torneio.

O principal destaque vai para o atual bi campeao Palmeiras, que chega novamente como principal candidato a conquistar o título e se sagrar tricampeão. A final pode marcará a reinauguração do estádio do Pacaembu, ainda em obras, mas com capacidade prevista para 10 mil para a final.

Supercopa do Brasil (São Paulo x Palmeiras)

Taça da Supercopa do Brasil/ Pedro Martins/CBF

A Supercopa do Brasil, confronto que abre a temporada nacional entre o campeão da Copa do Brasil e o campeão do Brasileirão, proporcionará um dos clássicos mais tradicionais do estado de São Paulo. O São Paulo enfrentará o Palmeiras, em jogo com data prevista para 3 de fevereiro. O local não foi confirmado até a publicação desta matéria, mas o estádio favorito para receber o duelo é o Mané Garrincha, em Brasília.

Estaduais (com destaque para o Paulistão)

Taça do PaulistãoCampeonato Paulista/ Divulgação/FPF

A edição de 2024 do estadual de São Paulo, para muitos o mais disputado do País, começa no dia 21 de janeiro e vai até 7 de abril. O campeão e o vice, Palmeiras e Água Santa, estarão no mesmo grupo nesta edição. Na primeira fase, cada time vai jogar 12 vezes contra todas equipes das outras chaves. O modelo é o mesmo utilizado pela FPF nos últimos anos. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final após o encerramento das 12 rodadas. Os grupos são:

Grupo A: Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa;
Grupo B: Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta;
Grupo C: Corinthians, Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira;
Grupo D: São Paulo, São Bernardo, Botafogo e Novorizontino.

Eurocopa

Eurocopa 2024 terá transmissão da GloboEurocopa 2024/ Divulgação

O torneio de seleções europeias terá como sede a Alemanha em 2024. A Eurocopa terá início no dia 14 de junho, e tem sua final prevista para o dia 14 de julho. Os grupos já foram sorteados, e o destaque da Gazeta vai para o Grupo B, o famoso "grupo da morte", composto por Espanha, Croácia, Albânia, e pela atual campeã Itália.

Uma das equipes que chega forte para o torneio é a Inglaterra, vice-campeã da última edição. Os ingleses vem com um forte elenco que conta com grandes nomes do futebol mundial, como Jude Bellingham, Declan Rice, Alexander-Arnold, Bukayo Saka, e com seu grande artilheiro Harry Kane.

Copa América

Copa América de 2024 será realizada nos Estados Unidos e com participação de times da ConcacafTaça da Copa América/ Divulgação/Conmebol

A Copa América 2024 está marcada para acontecer entre os dias 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos. Serão 16 seleções na disputa, sendo 10 da Conmebol além de seis da Concacaf. Para o Brasil, torneio pode marcar a estreia de Carlo Ancelotti como treinador da equipe, visto que o planejamento inicial é que Fernando Diniz deixe a Canarinho antes da disputa continental.

Além disso, do lado rival, será a primeira competição oficial que a Argentina disputará após o título mundial, e com a provável presença de Lionel Messi, o atual melhor jogador do mundo.  Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase eliminatória, com fases de quartas, semis e a grande final.

Olimpiada de Paris 2024

Os organizadores dos Jogos de Paris 2024 (Olimpíada e Paralimpíada) definiram na quinta-feira (6) o calendário de eventos-teste da principal competição esportiva do planetaA Olímpiada é o maior evento esportivo do mundo e ocorre a cada 4 anos/ Divulgação 

A Olímpiada de 2024, em Paris, na França, será a grande oportunidade do Comitê Brasileiro mostrar sua força em diversas modalidades. O skate, com Rayssa Leal, é uma das principais esperanças de medalhas para o Brasil. Futebol (Brasil é o atual bicampeão olímpico), ginástica artística (com Rebeca Andrade) e o surfe, também despontam como opções bem possíveis para se juntarem ao quadro de medalhas brasileiro.

Ao todo, a Olimpíada de Paris terá 48 modalidades e 32 esportes. Comparando com Tóquio 2020, as novidades serão o breaking dance e a canoagem slalom extremo. Já beisebol, softbol e caratê deixam a competição. O torneio se inicia em 26 de julho e vai até 11 de agosto.

Uefa Champions League

A Liga dos Campeões foi suspensa durante os jogos das oitavas de finalUefa Champions League/ Divulgação

Competição mais importante do futebol europeu, a Champions League, ou Liga dos Campeões, passará por uma mudança em sua próxima edição. Com o aumento de 32 para 36 equipes, a confederação vai transformar a tradicional fase de grupos em uma única etapa em que todas as equipes farão oito jogos com oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro como visitante). O coeficiente de clubes não será usado neste novo modelo.

Os oito melhores da primeira fase se classificam diretamente para as oitavas de final. Já as equipes que terminarem entre nona e 24ª posições disputarão play-offs de ida e volta para ir às oitavas. Para a atual edição, que deve se encerrar em maio, o regulamento segue o mesmo das edições anteriores.

Libertadores

Taça da Libertadores, torneio mais importante do continente sul-americanoCopa Libertadores da América/ Divulgação

A Copa Libertadores da América de 2024 terá o mesmo formato das suas últimas edições, com 47 equipes na disputa pela glória eterna. O torneio começará no dia 2 de abril e a data prevista para o término da competição é no dia 30 de novembro. As equipes brasileiras que irão disputar a taça são Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Grêmio, Atlético Mineiro e o atual campeão Fluminense.

O destaque (negativo) vai para o vice campeão da última edição, Boca Juniors, que não conseguiu classificar se para o torneio, e está de fora da Libertadores em 2024.

Vale ressaltar que Botafogo, Red Bull Bragantino, e as demais equipes estrangeiras que não conseguiram a classificação direta para o torneio jogaram a Pré-Libertadores, que terá início no dia 7 de fevereiro e terminará no dia 13 de março.

Sul-Americana

Troféu da Copa Sul-AmericanaTaça da Copa Sul-Americana// Divulgação Conmebol

A Copa Sul Americana de 2024 irá contar com a participação de mais de 35 equipes, seja na fase prévia, quanto na fase de grupos. O campeonato terá início no dia 3 de abril e seu encerramento no dia 23 de novembro. O Brasil será representado no torneio por Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro.

Copa do Brasil

Troféu da Copa do BrasilTaça da Copa do Brasil, a copa mais importante do País/ Robson Mafra/Agif/Folhapress

A principal copa do País, e também a competição que rende mais dinheiro no futebol nacional, a tradicional Copa do Brasil teve seu modelo de classificação alterado para as edições a partir de 2024. Com o Santos de fora após um Paulista 2023 ruim e rebaixamento no Brasileirão, os classificados do estado de São Paulo são:

Palmeiras (campeão estadual e campeão brasileiro)
Água Santa (vice-campeão estadual)
Red Bull Bragantino (3° colocado estadual e G-6 do Brasileiro)
Ituano (4° colocado estadual)
São Bernardo (campeão da Taça Independência)
Portuguesa Santista (campeã da Copa Paulista)
São Paulo (campeão da Copa do Brasil)
Corinthians (7º colocado do estadual)
Botafogo-SP (8º colocado estadual)

Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro é o mais forte do mundo, segundo levantamentoTaça do Campeonato Brasileiro/ Lucas Figueiredo/CBF

O Campeonato Brasileiro de 2024 segue no mesmo padrão que todos já estão familiarizados: serão 20 equipes brigando pelo título durante 38 rodadas que serão divididas em 2 turnos. A partida inaugural do campeonato será no dia 13 de abril, e a data prevista para o encerramento é 8 de dezembro. A grande novidade é a ausência do Santos na primeira divisão pela primeira vez na história, após a queda para a Série B em 2023, ao lado de América-MG, Goiás e Coritiba. Por outro lado, Criciúma, Atlético-GO, Juventude e o campeão da segunda divisão Vitória estarão brigando na série A.

Outros esportes

Fórmula 1 - O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2024 será a 75ª temporada do torneio. A temporada está prevista para começar em 29 de fevereiro de 2024 e terminar em 8 de dezembro de 2024. O atual campeão Max Verstappen virá forte rumo a mais um título do campeonato.

Super Bowl - A 58º edição da tradicional final da NFL está prevista para 11 de fevereiro de 2024. A organização proporciona um grande show durante o intervalo da partida, sempre com um artista renomado. Para o ano que vem, o artista escolhido foi o norte-americano Usher. Na última edição, o show foi protagonizado pela poderosa Rihanna, que teve o show mais visto da história do evento

World Surf League - A World Surf League começa no dia 29 de janeiro, com a lendária etapa de Pipeline, no Havaí, e termina no dia 14 de setembro em Trestles, na Califórnia. Para muitos surfistas, a onda de Trestles é a melhor de todo o torneio, e a melhor para performar.

*Assistentes de redação, sob supervisão

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Espetáculo "Proibiram o Amanhã e Outras Drogas Menos Intensas" chega a Bertioga

Evento tem duas sessões no próximo sábado (27)

Santos

Autolotações dos morros de Santos irão integrar com o VLT a partir de quarta (1)

Operação integrada do VLT com as autolotações se dará da mesma forma como ocorre na frota de ônibus municipal

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter