Nova websérie questiona o papel dos esportes na esfera socioeducacional

Com os três episódios iniciais, o interessado vai conhecer sobre os esportes educacional, de participação e de alto rendimento

Comentar
Compartilhar
20 JUL 2021Por Da Reportagem17h46
Batizada de ‘Esporte Plural’, a produção quer dar espaço ao exercício da cidadania, de garantia de direitos, e da convivência com a pluralidade de identidadesBatizada de ‘Esporte Plural’, a produção quer dar espaço ao exercício da cidadania, de garantia de direitos, e da convivência com a pluralidade de identidadesFoto: DIVULGAÇÃO

Para gerar debates sobre temas como violência, discriminações e exclusões estruturais, as equipes de programação sócio esportivas do Sesc Santos estreiam nesta terça-feira (20) uma nova websérie. Batizada de ‘Esporte Plural’, a produção quer dar espaço ao exercício da cidadania, de garantia de direitos, e da convivência com a pluralidade de identidades.

Com os três episódios iniciais, o interessado vai conhecer sobre os esportes educacional, de participação e de alto rendimento. Com a participação de Larissa Galatti, professora do curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP, educadoras educadores e alunas e alunos do Programa Sesc de Esportes do Sesc Santos, a websérie demonstrará como o esporte é um dos vários espaços sociais onde se vivencia questões de gênero, raça, classe ou outros fatores.

Confira a seguir mais detalhes sobre estes três primeiros episódios.

Dia 20/7, 19h, Esporte Plural: Esporte Educacional
Neste primeiro episódio, a Prof. Larissa Galatti (@larissagalatti) explica quais são as três manifestações do esporte, conceitua o Esporte Educacional e apresenta a Educadora Mariana Fuschillo (@marianafuschillo), do Sesc Santos, e seu aluno Nicollas, do Esporte Criança, junto da sua avó Beth. A partir dessas histórias no esporte, é possível pensar em algumas respostas para a principal pergunta: Esporte, para quê e para quem?

Dia 21/7, 19h, Esporte Plural: Esporte de Participação
Neste segundo episódio, a Prof. Larissa Galatti (@larissagalatti) explica esta manifestação do esporte, que é aquele praticado em momentos de lazer e que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Além disso, mostra onde o Esporte está inserido na Constituição Brasileira e que ele, embora seja direito de todas e todos, tem um histórico de preconceito. Além disso, a Educadora Mayra Néri (@mayyraneri), do Sesc Santos, conta um pouco da sua história, junto com a Tita, aluna do Clube da Corrida, que conheceu o esporte após os 30 anos e gostou tanto que se tornou Professora de Educação Física.

Dia 22/7, 19h, Esporte Plural: Esporte de Alto Rendimento
No último vídeo que fecha o primeiro ciclo da websérie Esporte Plural, o tema abordado é o Esporte de Alto Rendimento, que tem maior visibilidade televisiva e pela mídia em geral e que é mais reconhecido e reproduzido pelo público como modelo de esporte. É nesta manifestação que se apresentam os atletas, clubes, torneios e campeonatos profissionais de diferentes esportes que recebem uma remuneração financeira advinda de patrocinadores ou através de leis de incentivo ao esporte de alto rendimento, como parâmetro para defini-lo. A Prof. Larissa Galatti (@larissagalatti), o Educador Rodrigo Neves (@rodrigoneves_75), do Sesc Santos, e a Crislaine, ex-aluna do Esporte Jovem Vôlei, contam um pouco de suas histórias nesta manifestação do esporte.