Esportes
Projeto aprovado prevê nova arena do Santos FC na Vila Belmiro, com 30 mil lugares, design moderno e homenagens a ídolos como Pelé
Projeto aprovado prevê nova arena do Santos FC na Vila Belmiro, com 30 mil lugares, design moderno e homenagens a ídolos como Pelé / Reprodução/Luiz Volpato
Continua depois da publicidade
O Santos Futebol Clube deu mais um passo rumo ao futuro. Na última sexta-feira (8), a Prefeitura de Santos aprovou oficialmente o projeto de construção da nova arena santista, que será erguida no mesmo endereço histórico da Vila Belmiro.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o prefeito Rogério Santos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, o presidente do clube Marcelo Teixeira, o diretor de Novos Negócios da WTorre, Luiz Otávio Alves, e o arquiteto responsável, Luiz Volpato.
Continua depois da publicidade
Volpato, à frente do escritório Luiz Volpato Arquitetura, destacou a importância do momento. “Essa aprovação significa a validação técnica de nossas decisões projetuais. Criamos um espaço para reavivar o potencial da marca Santos e respeitar seu lugar, sua vizinhança e sua cidade”.
O projeto prevê cerca de 68 mil m² de área construída, com 28 lojas internas, 17 externas e estacionamento para até 620 veículos.
Continua depois da publicidade
A capacidade será superior a 30 mil lugares, distribuídos em quatro níveis:
O campo ficará a nove metros do solo, liberando espaço no térreo para áreas comerciais, acessos e instalações operacionais. A esplanada, parcialmente aberta, funcionará como ponto de encontro, com lounges, alimentação e áreas verdes.
A decisão de manter a Vila Belmiro como endereço da nova arena reforça a ligação afetiva com torcedores e o valor histórico do bairro. O projeto busca preservar o famoso "alçapão", potencializando a pressão da torcida por meio do desenho das arquibancadas, aplicação de normas e cobertura acústica.
Continua depois da publicidade
Nova arena do Santos custará R$ 700 milhões e avança para a próxima fase em julho.
Os torcedores entrarão pelas quatro esquinas da arena, com fluxos independentes para cada setor, garantindo conforto e segurança.
A localização mantém fácil acesso por transporte público, a 16 minutos a pé da estação Bernardino de Campos do VLT, próxima a linhas de ônibus e a uma estação do sistema Bike Santos.
Continua depois da publicidade
O projeto aposta nas cores preto, branco e dourado, com fachada metálica ilustrada por imagens históricas do clube, incluindo registros de Pelé e outros ídolos.
Um brise em formato de escamas homenageará o mascote — o peixe —, e o brasão dourado será destaque na esquina principal, consolidando o estádio como um símbolo visual da história santista.
Neymar Pai deseja construir arena do Santos inspirada em 'modelo Disney'.
Continua depois da publicidade
A nova arena do Santos foi planejada para ser um espaço multiuso, capaz de receber não apenas jogos, mas também eventos culturais, shows, convenções e encontros. Segundo Volpato, a ideia é que a casa santista seja “um local de encontros, performances e produção de conteúdo”.