Esportes

Nadal bate Ferrer e conquista oitavo título em Roland Garros

Além disso, o espanhol conquistou o sétimo troféu em nove competições disputadas neste ano, comprovando estar completamente recuperado da lesão no joelho

Publicado em 09/06/2013 às 13:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Desde que retornou do longo período que passou lesionado, Rafael Nadal nunca escondeu que o seu maior objetivo era o oitavo título em Roland Garros. Neste domingo, o espanhol comprovou que segue sendo o Rei do Saibro ao jogar um tênis de altíssimo nível e derrotar o forte compatriota David Ferrer pro 3 sets a 0, em parciais de 6/3, 6/2 e 6/3.

O título foi o oitavo de Nadal no Grand Slam parisiense. Desde 2005, apenas uma edição da competição não foi conquistada por ele, feito que o elevou ao posto de maior campeão do torneio – antes atribuído ao sueco Bjorn Borg, dono de seis troféus.

Além disso, o espanhol conquistou o sétimo troféu em nove competições disputadas neste ano, comprovando estar completamente recuperado da lesão no joelho esquerdo que o tirou do circuito durante o segundo semestre de 2012.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nadal não escondeu a emoção com o oitavo título em Roland Garros: conquista premia recuperação do espanhol (Foto: Petr David Josek/ Associated Press)

Já Ferrer segue em busca do primeiro Grand Slam de sua carreira. A decisão deste domingo foi apenas a primeira do número cinco do mundo em um dos quatro principais torneios do circuito da ATP.

O jogo

Jogando muito bem, Ferrer pecou nos momentos decisivos. Em mais de uma oportunidade, o número cinco do mundo teve a chance de quebrar Nadal e cometeu erros não forçados. Do outro lado, o Rei do Saibro mostrou alta concentração e teve alto aproveitamento quando o compatriota o deu chance de pontuar em seu serviço.

No primeiro set, Nadal conseguiu a primeira quebra da partida logo no terceiro game. Ferrer, no entanto, devolveu logo em seguida. Na sequência, o cenário poderia ter se repetido não tivesse o número cinco do mundo desperdiçado break point. Pressionado por sacar em 3/5, Ferrer foi novamente quebrado e viu Nadal abrir caminho para o título.

Logo no primeiro game da segunda parcial, o número cinco do mundo voltou a pressionar o serviço do Rei do Saibro, novamente em vão. O castigo veio logo em seguida, quando Nadal conseguiu a quebra e sacou com tranquilidade para abrir 3/0.

Quando o placar marcava 3/1, Ferrer partiu para o tudo ou nada no quinto game. Mais longo da partida, o serviço acabou a favor de Nadal, após o rival desperdiçar mais quatro chances de quebrar.

Menos concentrado após duas interrupções – um torcedor foi retirado das arquibancadas após confusão e outro invadiu a quadra segurando sinalizador –, Nadal finalmente foi quebrado por Ferrer. O fato, porém, não o abalou. Na sequência, ele conseguiu a devolução de zero para fazer 6/2 e abrir 2 a 0 na decisão.

Equilibrado, o terceiro set teve menos chances de quebras para os dois lados. Depois de os dois terem aproveitado as chances que tiveram logo no início, a parcial seguiu com confirmações até o oitavo game, quando Ferrer cometeu dupla falta e Nadal abriu 5/3.

Sem demonstrar ansiedade, o Rei do Saibro sacou com autoridade e garantiu o seu oitavo título em Roland Garros com bela cruzada de esquerda no contrapé de Ferrer, que nada pode fazer a não ser observar o compatriota jogar-se no chão às lágrimas.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software