Nadadora de Guarujá participa do mundial masters de esportes aquáticos

Beneficiária do programa Bolsa Atleta, Elvira de Almeida, de 67 anos, participou de quatro provas no torneio realizado em Montreal, no Canadá

Comentar
Compartilhar
01 SET 201416h36

Uma guarujaense participou do XV Mundial Masters de Esportes Aquáticos, promovido pela Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina). O campeonato aconteceu de 2 a 10 de agosto em Montreal, no Canadá. Na oportunidade, Elvira de Almeida, de 67 anos, superou o tempo estabelecido pela federação nas quatro provas que disputou, batendo o tempo que determina se o nadador está apto a participar de provas internacionais a nível competitivo. A munícipe é beneficiária do programa Bolsa Atleta, plataforma criada pela Prefeitura de Guarujá em 2011 que, atualmente, oferece auxílio mensal para 208 esportistas da Cidade que se destacam em campeonatos.

Ao todo, nove mil atletas, sendo 260 brasileiros, participaram do mundial, que contou com provas em cinco categorias: polo aquático, nado sincronizado, salto ornamental e natação em piscina e em mar aberto. Elvira participou de quatro provas na natação em piscina, deixando para trás o índice estipulado pela federação em todas, o que a confere poder participar de qualquer torneio internacional.

Nos 50 metros peito, prova na qual o tempo da guarujaense foi de 1.00:17, abaixo da marca de 1.00:17 estipulada pela Fina, Elvira foi a vigésima nona colocada, ficando em trigésimo nos 100 metros livres, nadando em 1.39:43. O índice da prova é de 1.52:00. A munícipe fez 0.44:05 nos 50 metros livres, sendo 0.48:00 a marca determinada pela federação, ficando em trigésimo primeiro. 2.22:05 foi a marca de Elvira nos 100 metros livres, ficando em trigésimo segundo e superando o índice da prova, de 2.23:00. Cada prova teve a participação de 60 competidores.

“Foi um sonho”, define Elvira. “Eu treino visando à saúde, mas sempre querendo competir e participar de torneios. É bem legal fazer amizades com nadadores de outros países, também”, diz a medalhista de ouro nos Jogos Abertos do Idoso de 2014, quando a moradora de Guarujá há 15 anos conquistou o primeiro lugar nos 50 metros livres da natação feminina, de 65 a 70 anos.

A atleta é beneficiária da categoria internacional do Programa Bolsa Atleta, projeto da Prefeitura de Guarujá que oferece auxílio a esportistas da Cidade que se destacam em competições. Dentre os torneios internacionais disputados por Elvira, estão o World Master Game, realizado em Turim, na Itália, em 2013, do qual a nadadora voltou com duas medalhas de prata. “É uma grande colaboração, sendo um incentivo a mais para o guarujaense praticar esportes”, afirma a nadadora.

Foi a partir de uma matéria no Diário Oficial que Elvira buscou a filiação à equipe esportiva da terceira idade de Guarujá, voltando a nadar profissionalmente com 63 anos, após estar afastada da atividade desde os 15. Elvira, porém, nunca parou de nadar por lazer neste meio tempo. Hoje, a munícipe vai às águas todos os dias nas piscinas do Vila Souza para praticar a natação.

Os idosos da Cidade que se interessarem pela prática de esportes em diversas modalidades podem entrar em contato com a professora Erenilsa Sanches, conhecida como “Usa”, pelo telefone 99122-1936 para as categorias femininas. Para as masculinas, o professor Silvio Luiz Cardoso, também da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, atende no número 99713-1450.