X

Esportes

Mudanças no Campeonato Paulista serão definidas no próximo dia 30

Na ocasião, serão definidas as mudanças na fórmula de disputa do campeonato, forçadas por causa do calendário apertado do ano que vem

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/10/2013 às 18:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Conselho Técnico do Campeonato Paulista de 2014 foi marcado para a próxima quarta-feira, dia 30 de outubro, a partir das 11 horas, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). Na ocasião, serão definidas as mudanças na fórmula de disputa do campeonato, forçadas por causa do calendário apertado do ano que vem em função da Copa do Mundo, e também haverá a oficialização da data de abertura, uma semana depois do que o inicialmente previsto.

Nesta quarta, a FPF fechou o ciclo de conversas com os 20 clubes da primeira divisão para discutir as possíveis mudanças. Desta vez, Mogi Mirim, Ituano, Oeste, Rio Claro, São Bernardo e Paulista participaram do encontro - os outros 14 já tinham sido chamados anteriormente. E, com isso, a entidade pôde marcar o Conselho Técnico (antigamente era chamado de Arbitral) para a semana que vem, quando vai oficializar as novidades.

Por causa do calendário apertado do futebol brasileiro em 2014, quando acontecerá a Copa do Mundo entre 12 de junho e 13 de julho, o Paulistão terá menos datas disponíveis e, diante disso, é obrigado a mudar a fórmula de disputa. A tendência é que seja aprovado na semana que vem o formato com os 20 clubes divididos em quatro grupos na primeira fase, quando os integrantes de uma chave enfrentariam os das outras três, com 15 jogos cada.

Atual campeão, o Corinthians deve fazer o jogo de abertura do Paulistão contra a Portuguesa (Foto: Nelson Antoine/Agência Estado)

Em seguida, os dois melhores de cada grupo fariam um jogo para definir quem vai à semifinal - seria uma espécie de quartas de final. A semifinal também ocorreria em uma só partida, mas a decisão do título vai ser feita, se a fórmula por realmente aprovada, em dois confrontos. Para apurar os quatro rebaixados, os oito piores classificados na fase inicial seriam divididos em quatro grupos com duas equipes, para a disputa de duelos mata-mata.

Inicialmente, o Paulistão, como outros campeonatos estaduais, teria início em 12 de janeiro. Isso só daria quatro dias de preparação a vários clubes - o Campeonato Brasileiro acaba em 8 de dezembro. Os jogadores reclamaram - criaram até o movimento Bom Senso FC para discutir este e outros problemas na relação entre atletas, clubes e federações - e a FPF teve de ceder, a exemplo de outras entidades. Agora, o Campeonato Paulista de 2014 deve ser aberto em 18 de janeiro com o jogo entre Corinthians e Portuguesa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter