X

Esportes

Modric é eleito melhor do mundo e põe fim ao domínio de Cristiano Ronaldo e Messi

O meia foi escolhido craque de 2018, em cerimônia realizada nesta segunda (24), na sede da entidade, em Zurique, na Suíça

Folhapress

Publicado em 24/09/2018 às 17:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Luka Modric, 33, quebrou o duopólio de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi / Associated Press

O croata Luka Modric, 33, quebrou o duopólio de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no prêmio de melhor do mundo na Fifa. O meia foi escolhido craque de 2018, em cerimônia realizada nesta segunda (24), na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

A brasileira Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo pela sexta vez. A última vitória dela, havia sido em 2010.

A escolha de Marta no futebol feminino contrasta com a ausência de brasileiros no masculino. Um jogador do país não é escolhido desde Kaká, em 2007.

Modric, que já havia sido escolhido o melhor da última Copa do Mundo, na Rússia, derrotou Cristiano Ronaldo e o egípcio Mohamed Salah, os outros dois finalistas.

Desde 2008, os vencedores do prêmio foram sempre Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, Cada um ganhou cinco vezes. O português foi eleito nas três últimas temporadas.

É a primeira vez, desde 2006, que um jogador que não é atacante o escolhido melhor do mundo. Naquele ano, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro ganhou. Foi também a primeira vez que um croata ficou com o troféu.

Além de ter vencido a Champions League com o Real Madrid, Modric foi eleito pela campanha no Mundial, quando foi o principal nome da Croácia que surpreendeu e chegou à final, sendo derrotada pela França.

Cristiano Ronaldo não compareceu à festa, talvez por ter sido informado que não seria vencedor. A ausência corre o risco de marcar uma tendência. No ano passado, Lionel Messi também não foi a Zurique.

Foi a primeira vez desde 2006 que Messi não entrou na lista de finalistas para o prêmio, resultado da derrota do Barcelona na Champions League e pela campanha ruim da Argentina na Copa do Mundo. A seleção foi eliminada nas oitavas de final. O atacante fez apenas um gol no torneio, com atuações apagadas.

Salah levou como consolação o Prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada, marcado contra o Everton, pelo Campeonato Inglês. Ele superou gols de bicicleta de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale e a finalização de Messi contra a Nigéria, no Mundial. A participação brasileira, com o gol do uruguaio De Arrascaeta, pelo Cruzeiro, não ganhou.

Se a escolha de Salah foi surpreendente, o mesmo não pode ser dito da premiação de melhor técnico do ano. Didier Deschamps, campeão do mundo com a França, foi o escolhido e recebeu o troféu das mãos de outro francês: Arséne Wenger, que foi treinador do Arsenal (ING) por 22 anos.

Thibaut Courtois foi escolhido o melhor goleiro do ano pela Fifa também pelas atuações na seleção belga no torneio na Rússia. Em seguida, ele trocou o Chelsea pelo Real Madrid.

O prêmio de melhor técnico de futebol feminino foi entregue para o francês Reynald Pedros, que comanda o Lyon (FRA).

O brasileiro Jackson Follmann, sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense, anunciou o nome de Courtois, ao lado do ex-goleiro holandês Edwin van der Sar.

A Fifa anunciou na cerimônia o Fifa Pro de 2018, que seria a seleção do ano para a entidade, o que mostrou algumas inconsistências. Finalista na premiação de melhor do ano, Salah não entrou na equipe dos 11 ideais. Courtois foi o principal goleiro da temporada, mas no Fifa Pro, o escolhido foi o espanhol David De Gea.

A escalação seria: De Gea; Dani Alves, Varane, Sergio Ramos, Marcelo; Modric, Kanté, Hazard, Messi, Mbappé e Cristiano Ronaldo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter