X

ORIGEM DOS APELIDOS SANTISTAS

'Meninos da Vila', 'Peixe': Veja a origem dos apelidos do Santos FC

Veja a história por trás dos apelidos 'Meninos da Vila', 'Peixe', 'O Time que parou uma guerra' e mais alcunhas que acompanham a história do Santos Futebol Clube

Leonardo Sandre

Publicado em 08/08/2022 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Camisa do Santos / Facebook/Santos F.C.

Na sequência do especial sobre os apelidos dos clubes mais importantes de São Paulo, o Diário do Litoral e A Gazeta trazem agora a explicação das origens das alcunhas do alvinegro praiano, o time histórico do Rei Pelé, batizado de Santos Futebol Clube. Veja abaixo a origem de alguns apelidos do clube:

Peixe

Guilherme Gomez Guarche, historiador do clube, conta que sempre que o Santos viajava para jogar em São Paulo, a torcida adversária chamava os torcedores do Santos de "peixes podres" ou "peixeiros", por conta de Santos ser uma cidade litorânea.

Em 1933, o Santos recebeu o São Paulo da Floresta (o atual São Paulo FC) para uma disputa na Vila Belmiro, seu estádio. "Neste jogo, a torcida do Santos, ao ouvir os gritos dos torcedores adversários, resolveu responder: 'somos peixeiros com muita honra'. Aí foi assumido o apelido", diz Odir Cunha, jornalista, escritor e historiador do Santos.

Segundo ele, este jogo foi realizado em 12 de março de 1933 e foi a primeira partida profissional realizada no Brasil. 

Desde então, a torcida do clube carinhosamente chama a equipe de Peixe - mesmo que o mascote oficial seja a baleia, alusão à Baleia Orca, assassina em filmes antigos.

Meninos da Vila

Foi em 1978 que surgiu a denominação "Meninos da Vila", que acabou se tornando em marca registrada devido a conquista do título do Campeonato Paulista contra o São Paulo FC, considerado um dos grandes favoritos ao título daquele ano. Deve-se destacar que este foi o primeiro conquistado pelo clube, depois da despedida de Pelé, em 1974.

Na ocasião, o treinador Chico Formiga mesclou atletas mais experientes, caso de Aílton Lira, Gilberto Sorriso, Nelsinho Batista, Clodoaldo, entre outros, com grandes promessas que nasceram na Vila Belmiro, como o ataque infernal, formado por Nilton Batata, Juary e João Paulo. Tudo isso municiado pelo talentoso Pita, que dividia a responsabilidade pela armação.

Outro fato curioso é a origem do termo "Meninos" da Vila, que nasceu devido a forma com que Chico Formiga se dirigia aos atletas mais novos, sempre utilizando "meninos" em vez de "garotos" - a parte da "Vila" refere-se ao estádio da Vila Belmiro. Desde seus primórdios a equipe sempre utilizou muitos jogadores vindos da categoria de base.

O time que parou uma guerra:

Time com Pelé, que já se sagrava rei do futebol, e com outros astros de sua tropa, a equipe da Baixada viajava o mundo em excursões para mostrar seu bom futebol e arrecadar dólares.

“No início de 1969, o Peixe estava se exibindo na África Ocidental”, conta Guilherme Guarche, coordenador do Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube.

Depois de uma bela exibição na Nigéria, ainda no início da viagem, os praianos foram convidados a regressar ao país para uma segunda apresentação, que não estava programada quando o time deixou a Vila Belmiro, tempo antes. O intuito do governo nigeriano era melhorar sua imagem diante da população de Benin, local afetado pelos conflitos internos da região.

“Eles queriam que o Santos voltasse à nação porque havia um movimento separatista para formar a República de Biafra", explica o coordenador.

Tamanha era a admiração de todos pelo Rei do Futebol que foi feito um acordo para uma pequena pausa na guerra, para que todos pudessem assistir ao time mágico do Santos de Pelé jogar.

Outros apelidos:

SeleSantos - Utilizado pela torcida para enaltecer grandes times e uma vez já usado pelo próprio clube durante votação do melhor time do Santos de todos os tempos.

Santástico - Frequentemente utilizado com empolgação pela torcida quando a equipe desempenha um grande futebol - muito utilizado na época do time de Neymar, Ganso e cia, por exemplo.

O Maior Brasileiro do Mundo - O próprio clube e muitos torcedores utilizam essa alcunha para enaltecer a grandeza do Santos e afirmar que ele é a maior equipe em território brasileiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter