Três décadas após Sydney, Austrália sediará Olimpíada com a escolha de Brisbane para 2032

Cidade ficou com 72 dos 77 votos possíveis dos membros do COI

Comentar
Compartilhar
21 JUL 2021Por Agência Brasil11h30
Austrália terá mais uma edição dos Jogos Olímpicos em seu soloAustrália terá mais uma edição dos Jogos Olímpicos em seu soloFoto: Site Oficial / Comitê Olímpico Internacional (COI)

A cidade australiana de Brisbane sediará os Jogos Olímpicos de verão em 2032, depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou por esmagadora maioria nesta quarta-feira (21) a recomendação de seu comitê executivo.

Brisbane, onde centenas de pessoas se reuniram em South Bank e vibraram com o anúncio transmitido em um telão, se tornará a terceira cidade australiana a receber uma edição dos Jogos, depois de Melbourne em 1956 e de Sydney em 2000.

"É um dia histórico não só para Brisbane e para Queensland, mas para todo o país", disse o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison. "Somente cidades globais podem garantir os Jogos Olímpicos --então isso é um reconhecimento da posição de Brisbane na região e ao redor do mundo", disse.

A capital do Estado de Queensland se tornou a candidata preferida em fevereiro e ganhou o aval do comitê executivo do COI no mês passado, o que essencialmente garantiu que sediaria o evento.

 

 

"É primeiro de tudo a paixão e o amor pelo esporte que os australianos demonstraram", disse o presidente do COI, Thomas Bach, sobre o projeto vencedor.

"Segundo, é um projeto que está em linha com as reformas do COI, para Jogos sustentáveis em todos os aspectos", acrescentou.

"A votação de hoje é um voto de confiança de que Brisbane e Queensland realizarão Jogos Olímpicos e Paralímpicos fantásticos em 2032."

O COI tentou criar um clima de drama em torno da escolha desta quarta (21), a primeira a não colocar uma cidade contra a outra abertamente.

Mas com Brisbane sendo a única candidata, o processo não teve o drama de escolhas passadas, quando depois de uma batalha de dois anos, telas mostravam a população da cidade-candidata apreensiva enquanto o presidente do COI tirava de um envelope o papel com o nome da vencedora.

Brisbane ficou com 72 dos 77 votos possíveis dos membros do COI e a escolha significa que a Austrália se torna apenas o segundo país do mundo, depois dos Estados Unidos, a realizar os Jogos de Verão em três cidades diferentes.

Tóquio está realizando os Jogos de 2020, adiados em um ano por causa da pandemia de covid-19, enquanto Paris sediará o evento em 2024 e Los Angeles será a sede em 2028.