CORINTHIANS

Jorge Fossati, treinador do Universitario, compara comemoração de Ryan com ato racista

O treinador do time peruano afirmou que a torcida do Corinthians proferiu xingamentos e se referiu aos jogadores e membros do time rival como "índios" em Itaquera

Folhapress

Publicado em 19/07/2023 às 17:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Apesar do clima adverso, o time paulista avançou no torneio / Rodrigo Coca - Agência Corinthians

Continua depois da publicidade

O técnico Jorge Fossati, do Universitario, criticou a comemoração de Ryan, do Corinthians, após o jogo entre as equipes nesta terça-feira (18).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em entrevista coletiva, Fossati comparou a comemoração do meio-campista do Corinthians ao gesto racista do preparador físico do Universitario no jogo de ida.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Corinthians supera clima hostil no Peru e avança na Sul-Americana

• Duilio cobra que torcedor do Corinthians evite homofobia contra o São Paulo

O treinador do time peruano afirmou que a torcida do Corinthians proferiu xingamentos e se referiu aos jogadores e membros do Universitario como "índios" em Itaquera.

Por fim, o Fossati ironizou os pedidos de desculpas por parte de Róger Guedes e Vanderlei Luxemburgo na entrevista coletiva pela provocação de Ryan.

O que ele disse?

Jogo de ida: " No jogo de lá, falaram 'índio' ao banco de reservas durante todo o jogo. Que eu saiba, índio pretende ser uma palavra ofensiva ou racista. Isso não se falou lá, parece que ninguém ficou sabendo, só escutaram um lado".

Continua depois da publicidade

Comemoração de Ryan: "Agora aqui, de novo, não aconteceu nada pelo gesto (de Ryan) de mostrar a camisa. Isso é rir da cara ou o quê? O garoto tem o que, 12 anos? Mas lá, por um gesto, tem um preparador físico preso há sete dias. Aqui tem que desculpar porque, pobrezinho, é um jovenzinho".

Provocação e Gesto Racista

Ao marcar o segundo gol do Corinthians na noite de nesta terça-feira, Ryan tirou a camisa e comemorou com os companheiros. Ao pegar seu uniforme de volta, ele o exibiu em direção à torcida do Universitario.

Continua depois da publicidade

A ação de Ryan desencadeou uma confusão que durou mais de 10 minutos entre jogadores de ambos os lados. A polícia, inclusive, entrou em campo para ajudar a conter os ânimos.

O meio-campista do Corinthians, que fez o seu segundo jogo no time profissional e marcou seu primeiro gol, foi expulso, assim como Matheus Araújo e outros três jogadores do Universitario [um deles reserva].

Preparador do Universitario, Sebastián Avellino Vargas está preso no Brasil desde a terça-feira da última semana por ter feito gesto racista em direção à torcida do Corinthians.

Continua depois da publicidade

Imagens do sistema de câmeras da Neo Química Arena mostram ele discutindo com torcedores e imitando um macaco em direção à arquibancada Oeste Inferior.
O Universitario emitiu duas notas oficiais manifestando apoio ao preparador físico. No último jogo antes de enfrentar o Corinthians em Lima, a equipe entrou em campo com uma faixa de apoio a Sebastián Avellino.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software