Continua depois da publicidade
O mundo do futebol espera uma goleada histórica, nesta quinta-feira, no estádio do Maracanã. A atual campeã do mundo e bicampeã europeia Espanha, que já na estreia da Copa das Confederações mostrou a que veio com a atuação brilhante diante do Uruguai, enfrenta o fraco (mas simpático) Taiti, derrotado pela Nigéria por 6 a 1. Os taitianos podem ter um "refresco", ainda que para eles não signifique tanto: o técnico Vicente Del Bosque deve poupar alguns titulares.
O lateral-direito Arbeloa, do Real Madrid, e o zagueiro Piqué, do Barcelona, levaram cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai (poderia ter sido de mais, tamanha a superioridade dos espanhóis), e devem encabeçar a lista de poupados. "Temos realmente uma seleção muito boa de jogadores e vamos jogar de acordo com as oportunidades. Temos de levar em considerações nossas próprias questões", disse Del Bosque, dando a entender que lançará mão de seu poderoso banco de reservas.
Jogadores como Fernando Torres, do Chelsea, David Villa, do Barcelona, e Javi Martinez, do Bayern de Munique, sequer entraram em campo na estreia. É uma seleção que tem o goleiro titular do Barcelona, Víctor Valdés, no banco de reservas. Juan Mata conseguiu pisar no gramado da Arena Pernambuco durante o jogo, mas só aos 35 minutos do segundo tempo, em lugar de Pedro, que havia marcado o primeiro gol.
Os dois, Mata e Pedro, foram os escolhidos para a entrevista desta terça, marcada para o hotel onde a delegação está hospedada e movida às pressas pela federação espanhola para outro, também em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. Máximo de privacidade possível para os espanhóis, que raramente têm parado no trajeto entre porta do hotel e ônibus para atender aos torcedores (a maioria garotas).
Continua depois da publicidade
Mata e Pedro admitiram favoritismo diante do Taiti, mas pregaram respeito ao adversário que só tem um jogador profissional. Pelo discurso, pareciam estar falando de um campeão mundial. "Levaram muitos gols, mas tentam jogar. É uma equipe que joga com alegria e trata bem a bola", disse o meia do Chelsea.
Ambos evitaram polêmica ao comentar a opção do técnico por Casillas como titular no gol. "É uma decisão do treinador, qualquer um dos três poderia jogar, por isso não me surpreender", disse Pedro, companheiro de Valdés no Barcelona, referindo-se também ao terceiro goleiro, Reina, do Liverpool. Mata endossou a resposta do colega de time: "Encarei com naturalidade. Os três seriam titulares em qualquer seleção do mundo".
Continua depois da publicidade
Para o atacante, vencer a Copa das Confederações não é obrigação "Mas queremos porque é um título que não temos". Ao comentar uma possível final entre Brasil e Espanha, no próximo dia 30, no Maracanã, Pedro afirmou que seria "mítica". "Mas temos de ir passo a passo", ressaltou. Já Mata disse que realizará um sonho de criança ao jogar no Maracanã. "Esperamos jogar a final aqui também", avisou.