João Paulo 'fecha o gol' e Santos se classifica na Sul-Americana

O Santos empatou por 1 a 1 com o Independiente (ARG) nesta quinta-feira (22), na Argentina, e avançou às quartas de final

Comentar
Compartilhar
22 JUL 2021Por Folhapress21h31
Foto: Facebook/Santos F.C.

Numa noite em que o goleiro João Paulo teve grande atuação, o Santos empatou por 1 a 1 com o Independiente (ARG) nesta quinta-feira (22), na Argentina, e avançou às quartas de final da Copa Sul-Americana.

O time brasileiro havia vencido o duelo de ida por 1 a 0 e chegou a sair na frente fora de casa, com um gol de Kaio Jorge, aos 38 minutos da etapa inicial. Com sua oitava bola na rede na temporada, ele agora é o artilheiro da equipe da Baixada Santista.

No segundo tempo, Lucas González marcou no único lance em que o goleiro João Paulo foi batido. Ao longo da partida, o camisa 34 fez ao menos sete defesas com alto grau de dificuldade e foi decisivo para a classificação do time brasileiro.

Os donos casa insistiram bastante para balançar a rede santista. Foram 14 finalizações dos argentinos, contra 13 da equipe preta e branca.

Eles não diminuíram o ímpeto nem quando passaram a jogar com um a menos, a partir dos 16 minutos do segundo tempo, após a expulsão do zagueiro Insaurralde. Ele levou cartão vermelho por cometer uma falta sobre Marinho, em lance no qual o atacante ficaria na cara do gol.

O defensor deixou o gramado bastante irritado, ainda mais por também tinha sido dele a falha na jogada do gol de Kaio Jorge. O argentino errou um corte após lançamento de Carlos Sánchez, e a bola sobrou livre para o camisa 9.

O Santos só não obteve sua primeira vitória sobre o Independiente na Argentina porque, mesmo com um a menos, os donos da casa empataram, aos 22, com González. Nos acréscimos, o Independiente teve mais um atleta expulso: Barreto recebeu o segundo cartão amarelo por falta em Kaio Jorge.

 

No histórico geral, há um equilíbrio. Em 17 jogos, foram seis vitórias argentinas, cinco santistas, além de seis empates.

Com uma campanha apenas regular no Campeonato Brasileiro – figura na décima posição, com 16 pontos em 12 rodadas–, o Santos vê na Sul-Americana e na Copa do Brasil caminhos mais fáceis para alcançar um título nesta temporada.

Pelo Nacional, o time voltará a campo no domingo (25), quando vai enfrentar o Atlético-GO, às 18h15, na Vila Belmiro. Pela Sul-Americana, atuará novamente em agosto. A Conmebol ainda não confirmou as datas das quartas de final.

INDEPENDIENTE
Sosa, Bustos, Barreto, Insaurralde e Rodríguez (Soñora); Blanco, Lucas Romero e Palacios (Rodrigo Márquez); Velasco (Brain Martinez), Silvio Romero e Roa. T.: Julio Falcioni

SANTOS
João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Kaiky e Felipe Jonatan; Camacho (Camacho), Jean Mota e Sánchez (Pirani); Marinho (Lucas Braga), Kaio Jorge e Marcos Guilherme (Marcos Leonardo). T.: Fernando Diniz

Estádio: Libertadores da América, em Avellaneda (ARG)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Blanco, Lucas Rometo e Barreto (IND); Kaiky (SAN)
Cartões vermelhos: Insaurralde (IND), aos 16', e Barreto (IND), aos 51'/2ºT
Gols: Kaio Jorge (SAN), aos 38'/1ºT; Lucas Gonzáles (IND), aos 22/2ºT