Prefeitura Santos
Prefeitura Santos Mobile

Interlagos inaugura mural de Eduardo Kobra em homenagem a Ayrton Senna

A obra do muralista, que retrata o instante icônico de Senna no pódio, após sua primeira vitória em Interlagos, está situada dentro do autódromo

Comentar
Compartilhar
12 MAI 2020Por Da Reportagem11h29
Início da reta principal e mural de Eduardo KobraFoto: Jose Cordeiro/ SPTuris

O muralista Eduardo Kobra preparou um mural para homenagear Ayrton Senna no autódromo de Interlagos, onde o piloto brasileiro fez história com duas notáveis conquistas na F-1, em 1991 e 1993. A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela gestão do local, cedeu uma empena no local para a realização da obra, que tem 27 metros de altura por 10 metros de largura. 

O lançamento virtual está marcado para a próxima terça-feira, 12 de maio, às 17h, por meio de uma live nas páginas oficiais do piloto Ayrton Senna no Facebook (https://www.facebook.com/oficialayrtonsenna/) e Youtube (https://www.youtube.com/sennatvoficial).

A obra foi concluída em março, mas devido à pandemia decidiu-se fazer o lançamento no dia 12 de maio, data do aniversário de 80 anos de Interlagos, cujo nome oficial é José Carlos Pace, em homenagem a outro grande piloto brasileiro.

O ex-piloto, falecido no dia 1º. de maio de 1994, é uma das grandes referências de Kobra. É o “personagem” que mais aparece nas obras do conhecido artista urbano brasileiro: são 11 murais, além de uma tela, de pequeno, médio e grande porte, o último deles no autódromo de Ímola, na Itália. “Cheguei a pensar em suspender tudo, devido a essa terrível pandemia que acontece no mundo inteiro, mas achei que Senna, com seu exemplo de resiliência, é um símbolo ainda mais importante em um momento tão difícil como este. Por isso escolhi para retratar no mural o instante icônico de 24 de março de 1991, quando, após correr a parte final da prova apenas com a sexta marcha do carro, Senna chega extenuado ao pódio e, juntando suas últimas forças, consegue erguer com a mão direita a taça da vitória”, diz.
Segundo Kobra, “Senna transformou o ato de pilotar carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava a todos”. Ele acrescenta: “em todos os murais que faço no mundo pinto a bandeira do Brasil, o que é influência direta do orgulho que Ayrton Senna tinha de carregar a bandeira brasileira após as provas e principalmente do desejo que ele tinha de compartilhar com todos os brasileiros as suas conquistas”.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini, o mural entregue à cidade é um presente duplo. “Estamos honrados com esta parceria. Ter o registro de um momento tão importante para um dos maiores esportistas do mundo, Ayrton Senna, no autódromo de Interlagos, executado por Eduardo Kobra, muralista paulistano reconhecido internacionalmente pelo seu talento e traço tão característico, contribui para que a cidade fique ainda mais colorida e vibrante. Com isso, todos os eventos que forem realizados no local, esportivos ou não, terão a figura deste ídolo brasileiro marcando a ocasião.”, ressalta.

“Sempre recebemos com muita honra e carinho todas as homenagens que o Kobra faz ao Ayrton, perpetuando seu legado por meio de uma arte que impacta milhares de pessoas. Sem dúvida, esta será especial por estar em Interlagos, onde tivemos memórias incríveis do Ayrton, seja na época das vitórias épicas da F1, ou de seu início de carreira, no kartódromo que hoje leva seu nome”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.

A obra “Ayrton Senna - Superação” no Autódromo de Interlagos é uma iniciativa conjunta de Eduardo Kobra e da família Senna, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Mural ‘A Lenda do Brasil’
Kobra inaugurou no dia 10 de novembro de 2015, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, um imenso mural de Ayrton Senna. O artista trabalhou, com sua equipe de artistas, diariamente durante cerca de um mês no local, das 8h às 19h, para que a obra estivesse pronta até dias antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos. 

O mural “A Lenda do Brasil”, de 41 metros por 17,5 metros, fica na lateral inteira de um prédio na rua da Consolação, 2608 (esquina com a av. Paulista, em frente à Praça José Molina). Mostra, com cores vivas, o piloto de capacete e olhar expressivo. Para o trabalho, foram utilizados dois mil litros de tinta e 500 latas de spray. Senna é uma das grandes referências da vida de Eduardo Kobra. “Tinha há muitos anos o sonho de fazer um grande mural em Interlagos sobre esse exemplo de talento, determinação e superação”, afirma Kobra, que já pintou diversos murais sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1 (nascido em 21 de março de 1960, em São Paulo).

Mural em Ímola
O mural em Ímola foi lançado, com 21 metros de comprimento por sete de altura, em setembro de 2019. O autódromo italiano foi o palco da fatalidade com o piloto brasileiro em 1º de maio de 1994, mas também um cenário de recordes e conquistas de Ayrton, que permanece até hoje como o recordista de poles em San Marino na F1 (8 no total), além de ter obtido três vitórias no local (1988, 1989 e 1991). A obra fica na fachada do museu Checco Costa, no lado interno do autódromo.

No mural, Kobra também fez referência ao piloto austríaco Roland Ratzenberger, falecido no mesmo final-de-semana, durante os treinos para a corrida. Kobra pintou no capacete de Senna uma bandeira da Áustria, que Ayrton planejava levantar na sua volta após o término da prova.

Embora não receba mais GPs da F-1, o circuito de Ímola é o palco de inúmeras provas de diversas categorias do automobilismo, além de também atrair muitos fãs, especialmente japoneses e brasileiros, que procuram reverenciar o ídolo.

Sobre o Autódromo de Interlagos
A cidade de São Paulo celebra os 80 anos do autódromo de Interlagos, um espaço dedicado aos entusiastas do automobilismo. O nome do autódromo é uma homenagem a José Carlos Pace (6 de outubro de 1944 – 18 de março de 1977). O notável piloto brasileiro faleceu aos 32 anos de idade, em um acidente aéreo, quando o monomotor em que viajava se chocou contra uma árvore em Mairiporã, na Serra da Cantareira.

Além de décadas de realizações e conquistas nas principais categorias do automobilismo e motovelocidade, formando gerações de pilotos e campeões nacionais e internacionais, o autódromo também é conhecido como sede de importantes acontecimentos musicais e shows, com fãs e visitantes, eventos populares e sociais, e ainda possui área de lazer, com um parque aberto, que possibilita caminhadas e lazer aos paulistanos.

Além da tradição iniciada em 1940, o autódromo de Interlagos se renovou nessas décadas. Possui um traçado inigualável de 4.309 metros, com estrutura atualizada e segurança para as grandes competições, como a Fórmula 1. Para o conforto do público, possui espaços acessíveis, com rampas e elevadores. O kartódromo Ayrton Senna recebe os futuros campeões do automobilismo.

Interlagos mudou e melhorou com o tempo. As obras modernizaram o projeto que o visionário engenheiro britânico Louis Romero Sanson fez. Ele foi um dos pioneiros no urbanismo da zona Sul de São Paulo.
Interlagos possui asfalto de nível e padrão internacionais, piso perfeito e mais seguro. Um novo centro de controle operacional recebe modernos equipamentos de monitoramento, trazendo a tecnologia para as competições. Novas garagens ampliaram os espaços para as equipes e seus equipamentos inovadores.