Hamilton vence terceira prova seguida, mas Rosberg lidera Mundial

Com quatro corridas completadas, o alemão contabiliza um total de 79 pontos ganhos, quatro a mais que o companheiro britânico

Comentar
Compartilhar
20 ABR 201410h57

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prêmio da China, realizado na madrugada deste domingo. Apesar do terceiro triunfo consecutivo do piloto inglês, a liderança do Mundial permanece com o alemão Nico Rosberg (Mercedes), segundo colocado em Xangai.

Com quatro corridas completadas, Rosberg contabiliza um total de 79 pontos ganhos, quatro a mais que o companheiro Hamilton. Aos 29 anos, o britânico soma 25 vitórias, igualando o escocês Jim Clark e o austríaco Niki Lauda na oitava colocação da lista histórica.

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) completou o pódio na China ao lado da dupla da Mercedes. O brasileiro Felipe Massa (Williams), prejudicado por uma parada demorada nos boxes, ficou no 15º posto. A etapa da Espanha do campeonato será realizada no próximo dia 11 de maio.

A Corrida

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) manteve a ponta sem correr riscos na largada, seguido pelo alemão Sebastian Vettel (Red Bull). Na briga pela terceira colocação, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e o brasileiro Felipe Massa (Williams) chegaram a se tocar – o europeu acabou ganhando a posição.

Superado também pelo australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), Massa acabou na quinta colocação, logo à frente do alemão Nico Rosberg (Mercedes), que havia tocado no finlandês Valtteri Bottas (Williams) na largada. Na quinta volta, o piloto da equipe germânica ultrapassou o brasileiro.

Massa teve sua corrida comprometida ao visitar os boxes pela primeira vez, na 11ª volta. Em função de um problema na troca do pneu traseiro esquerdo, o brasileiro perdeu muito tempo durante a parada, o suficiente para retornar à pista na última colocação.

Na primeira rodada de pit-stops, Alonso ganhou a segunda colocação de Vettel. Hamilton, por sua vez, abriu uma vantagem segura antes de visitar os boxes e, após uma parada bem-sucedida, conseguiu voltar à pista tranquilamente na liderança da corrida.

No 23º giro, Rosberg tomou a terceira colocação de Vettel. Duas voltas depois, a Red Bull instruiu o tetracampeão mundial a ceder o quarto lugar ao companheiro Ricciardo, equipado com pneus mais novos. O alemão não atendeu prontamente e conversou com a equipe pelo rádio, mas acabou ultrapassado pouco depois.

Sem correr qualquer tipo de risco, o líder Hamilton fez sua segunda e última parada na 39ª volta. Três giros depois, Rosberg se aproximou de Alonso e não teve maiores dificuldades para ultrapassá-lo, encaminhando a dobradinha da Mercedes na em Xangai.

Prejudicado pela demora no primeiro pit-stop, Massa não conseguiu recuperar muitas posições e acabou no 15º lugar, enquanto Bottas terminou no sétimo posto. Lewis Hamilton e Nico Rosberg, soberanos nas primeiras colocações, fizeram a terceira dobradinha seguida da Mercedes.

Piloto britânico Lewis Hamilton comemora sua terceira vitória consecutiva no Mundial de F-1 (Foto: Associated Press)

Confira os resultados do Grande Prêmio da China:

1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 56 voltas
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 18s6
3: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 25s7
4: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - a 26s9
5: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 51s0
6: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 57s5
7: Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 58s1
8: Kimi Raikkonen (FINFerrari) - a 83s9
9: Sergio Perez (MEX/Force India) - a 86s4
10: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - a 1 volta
11: Jenson Button (ING/McLaren) - a 1 volta
12: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
13: Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - a 1 volta
14: Pastor Maldonado (VEM/Lotus) - a 1 volta
15: Felipe Massa (BRA/Williams) - a 1 volta
16: Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
17: Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) - a 1 volta
18: Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
19: Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
20: Marcus Ericsson (SUE/Caterham) - a 2 voltas

Não completaram
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Adrian Sutil (ALE/Sauber)