Saiba Mais
Marín confirma doação de 50 mil ingressos aos operários da CopaApós reestreia, Raikkonen diz ainda mirar melhor acerto na FerrariMassa acredita ser tarde demais para reclamar do ronco do motorHamilton faz a pole position e Massa larga em 13º no GP da MalásiaKaká admite ficar fora da Copa e ser só torcedorO britânico Lewis Hamilton superou o alemão Nico Rosberg e liderou a dobradinha da Mercedes no Grande Prêmio da Malásia, realizado na manhã deste domingo. O também alemão Sebastian Vettel (Red Bull) completou o pódio, enquanto o brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou na sétima colocação.
Com 43 pontos, Rosberg, ganhador do Grande Prêmio da Austrália, lidera o campeonato, seguido justamente por Hamilton (25), que tem um ponto a mais que o espanhol Fernando Alonso (Ferrari). O britânico, dono 23 vitórias na carreira, igualou o brasileiro Nelson Piquet, tricampeão mundial.
Hamilton defendeu a pole com sucesso e não foi incomodado durante a prova em Sepang. Rosberg, por sua vez, ultrapassou Vettel na largada e proporcionou a dobradinha da Mercedes. Após partir do 13º posto, Massa fez uma boa prova de recuperação e terminou em sétimo, acossado pelo finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro. O Grande Prêmio do Bahrein será realizado no próximo domingo.
A prova
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) defendeu a pole position com autoridade na largada do Grande Prêmio da Malásia. Arrojado, o alemão Nico Rosberg (Mercedes) foi espremido contra o muro pelo compatriota Sebastian Vettel (Red Bull), mas conseguiu tomar a segunda posição.
Felipe Massa (Williams), aproveitando o bom rendimento de seu carro em pista seca, saltou da 13ª para a 10ª colocação. Tocado pela McLaren do dinamarquês Kevin Magnussen, o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) foi obrigado a visitar os boxes, o que deixou o brasileiro em nono.
Em sua primeira temporada pela Red Bull, o australiano Daniel Ricciardo foi ousado e chegou a ultrapassar o companheiro Sebastian Vettel pouco depois da largada. Na quarta volta da corrida, no entanto, o tetracampeão mundial conseguiu retomar a terceira colocação.
O finlandês Valtteri Bottas (Williams), que largou na 18ª posição, também ganhou posições no início da prova e ficou justamente atrás de Felipe Massa. Com os dois piloto juntos, a equipe britânica chegou a pedir calma pelo rádio para evitar qualquer incidente.
Na 10ª volta, Magnussen parou nos boxes para trocar os pneus pela primeira vez na corrida. Assim, Felipe Massa ficou com a oitava colocação. Pouco depois, a organização da prova decidiu punir com o dinamarquês com um stop/go pelo toque na Ferrari de Kimi Raikkonen, medida cumprida no 26º giro.
Posicionado na quinta colocação, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) tentava alcançar Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel, quarto e terceiros colocados, respectivamente. Preocupada, a Red Bull pediu para o australiano não forçar o ritmo, supostamente para conter o ímpeto do piloto da escuderia italiana.
Uma chuva fraca atingiu partes do circuito a partir da 35ª volta, mas não influiu significativamente na corrida. No 41º giro, Ricciardo parou para troca de pneus, foi liberado antes da hora e precisou ser empurrado de volta à garagem. Logo depois de retornar à pista, o piloto sofreu um dano na asa dianteira e precisou visitar os boxes novamente.
Para completar o drama do australiano, ele acabou punido com um stop/go pela falha de sua equipe durante a troca de pneus. Com os problemas do piloto da Red Bull, Massa assumiu a sétima colocação e passou a perseguir o britânico Jenson Button (McLaren), mas não conseguiu ultrapassá-lo. Acossado por Bottas nas últimas, o brasileiro conseguiu se defender.
Em uma corrida sem sobressaltos, Lewis Hamilton perdeu a liderança apenas para visitar os boxes. O principal desafio do piloto foi administrar o consumo de combustível até a linha de chegada. Nico Rosberg e Sebastian Vettel subiram ao pódio ao lado do britânico.
Confira o resultado final do Grande Prêmio da Malásia:
1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 56 voltas em 1h40min25s974
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 17s3
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 24s5
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 35s9
5: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 47s1
6: Jenson Button (ING/McLaren) - a 83s6
7: Felipe Massa (BRA/Williams) - a 85s0
8: Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 85s5
9: Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - a 1 volta
10: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - a 1 volta
11: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 1 volta
12: Kimi Raikkonen (FINFerrari) - a 1 volta
13: Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) - a 1 volta
14: Marcus Ericsson (SUE/Caterham) - a 2 voltas
15: Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
Não completaram
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Sauber)
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Pastor Maldonado (VEM/Lotus)
Sergio Perez (MEX/Force India)