Continua depois da publicidade
Depois de 1.116 jogos, desde 1956, o Rei do Futebol se despedia do Santos. A partida histórica que marcou o último jogo de Pelé na Vila Belmiro aconteceu há 40 anos, no dia 2 de outubro de 1974.
O primeiro turno do Campeonato Paulista chegava ao fim e na partida escolhida para a despedida, o Peixe ia encarar a Ponte Preta no Estádio Urbano Caldeira. Pessoas de todo o Brasil e do mundo fizeram questão de testemunhar esse momento histórico. A mídia internacional se fez presente.
O dia em que o Rei se ajoelhou para os seus súditos
O jogo foi marcado pela cena emocionante: o Rei ajoelhou no centro do gramado, agradeceu e depois de saudar o público, seus companheiros e adversários, partiu em uma volta olímpica na casa que o projetou para o mundo.
Continua depois da publicidade
Pelé saiu da Vila em um carro do Corpo de Bombeiros seguido por milhares de fãs que gritavam seu nome. Era o fim de um ciclo no futebol; a despedida do maior jogador de todos os tempos.
O Santos venceu a Ponte Preta por 2 a 0, com gols de Cláudio Adão e Geraldo (contra). O Alvinegro Praiano formou com: Cejas; Wilson Campos, Bianque, Vicente e Zé Carlos; Léo Oliveira e Brecha; Cláudio Adão, Da Silva, Pelé (Gílson) e Edu. O técnico era Elba de Pádua Lima, o Tim.
Continua depois da publicidade
Mas a despedida do Santos FC foi só no campo, porque o Rei, além de estar sempre presente nas ações e iniciativas do clube, deixa claro que o Peixe nunca sai do seu coração.
Curiosidades
Pelé voltou a vestir a camisa do Peixe no dia 7 de dezembro de 1975, no empate em 1 a 1 contra o Bahia em partida do Torneio Governador Roberto Santos, em Salvador.
Continua depois da publicidade
E no dia 1º de outubro de 1977, o rei jogou sua última partida com a camisa do Santos FC, em disputa contra o time norte-americano do Cosmos, em Nova York.