X

Esportes

Guarujaense é destaque em etapa brasileira de SUP e almeja Mundial

Michel Jonas Dias Bastos, de 43 anos, é referência regional na modalidade e almeja disputar um campeonato Mundial

Jeferson Marques

Publicado em 21/11/2021 às 11:02

Atualizado em 21/11/2021 às 11:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Crédito das fotos: Reprodução/Redes Sociais

Michel Jonas Dias Bastos, de 43 anos, é referência regional. / Reprodução/Redes Sociais

Uma vida inteira dedicada ao surf, mais especificamente ao Stand Up Paddle Race (SUP Race) e ao SUP Wave. Com resultados expressivos em competições regionais e, ainda, nacionais, Michel Jonas Dias Bastos, de 43 anos, agora almeja disputar um Mundial. "É meu grande sonho e objetivo. Tenho fé que tudo dará certo", diz.

Michel Jonas, desde criança, sempre teve o esporte em suas veias. Aos 14 anos o guarujaense já trabalhava em fábricas de pranchas em várias cidades da Baixada Santista. Foi quando o "chamado" para se tornar um atleta chegou. "Eu assistia a filmes com essa temática, ouvia as pessoas conversando sobre o esporte e decidi, então, ser profissional. Desde o início eu coloquei na cabeça que queria competir; queria brigar por boas colocações", lembra.

CONQUISTAS

Em 2015 Michel Jonas foi o 1º Campeão Guarujaense de SUP Wave (modalidade em que o atleta, em uma prancha de stand-up e utilizando um remo, faz manobras radicais). Em 2016 ele repetiu a conquista, tornando-se bicampeão. Além de alguns vice-campeonatos e honradas 3ª e 4ª posições, o atleta profissional foi campeão da etapa de SUP Wave de Ubatuba, em 2018, novamente no Guarujá, em 2019, e nesse ano alcançou o expressivo 4º lugar no Circuito Brasileiro de SUP Race (aqui é utilizada uma prancha tradicional de surf, grande, além de um remo, para percorrer grandes distâncias).

Com tantas conquistas, treinos e dedicação, ele reforça que para alcançar esses objetivos teve que superar muitas dores e ser extremamente regrado com sua alimentação. "Como isso mexe muito com braços, panturrilhas e pernas, por exemplo, faço treinos funcionais com o professor Carrasco, na academia Crossfit, para deixar meu corpo sempre preparado para altos rendimentos, e mantenho uma alimentação balanceada. Não como porcarias", conta.

Perguntado se subir em uma prancha era como andar de bicicleta, onde o equilíbrio é o primeiro passo de tudo, o guarujaense riu, e disse que não. "Bicicleta é mais fácil. Subir em uma prancha, no mar, com vários tipos de ondas é diferente. É mais complicado. Para você ter uma ideia tem gente que não consegue se equilibrar na minha prancha".

Por falar em pranchas, ele, é claro, as fabrica, assim como fabrica, também, as pranchas que ele compete. "Pego os moldes dos amigos Juquinha e Neco Carbone, que também são do Guarujá. O resto eu faço na minha oficina. Faço do meu jeito e da forma que entendo ser melhor para eu competir", explica.

Com um projeto no Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (PROMIFAE) já aprovado na cidade, os próximos passos de Michel Jonas é disputar o Mundial das categorias. "Esse é o meu maior objetivo. Já tenho muitas pessoas e empresas que me ajudam, mas preciso ir além, pois essas competições têm gastos com transporte, alimentação, inscrições etc. Mas tenho fé que tudo dará certo e, em breve, estarei colocando o nome da nossa cidade em pódios internacionais", finaliza.

Patrocinam o surfista Michel Jonas: Bully's, Náutica tintas, Dati, Solyprint, Fuax, Neco Carbone, Domum, Sorridents, Habitare, Crossfit Guarujá, Tahiti, Luiz Juquinha, Tomihama e professor de funcional Carrasco.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter