Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira (13), o Fundo Social de Solidariedade deu lugar a malas, risadas, conversas e sorrisos. O que parecia ser um retorno vitorioso era, na verdade, a saída dos atletas de Guarujá para os Jogos Regionais dos Idosos, em Barueri. A competição, que começou na quinta-feira (14) e termina no domingo (17).
A delegação do Município conta com 125 atletas e cinco pessoas na equipe técnica. A faixa etária da equipe é de 60 a 83 anos de idade. Guarujá disputará 14 modalidades, com grandes chances no vôlei adaptado, natação e atletismo.
Continua depois da publicidade
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elizabete Gracia da Fonseca, o objetivo da viagem já foi alcançado. “Eles já estão no clima e vai ser assim nos quatro dias de competição. O objetivo maior é a confraternização. Por isso, eles já estão saindo daqui com a meta cumprida”, afirmou.
De acordo com o chefe da delegação, Silvio Luiz Cardoso, a modalidade que a equipe da terceira idade pratica se chama esporte social. “Nós chamamos assim porque o objetivo principal é a socialização. Nós queremos voltar com medalhas, mas eles são vencedores só pelo fato de competir”, declarou Cardoso.
Continua depois da publicidade
Na primeira participação no Jori, Ivo Betineli vai competir vôlei adaptado e pedestrianismo. O atleta treina três dias por semana para cada esporte e quer voltar com medalha. “Quero ajudar a equipe e ganhar, sim. Além disso, é um grande aprendizado, pois fazemos muitas amizades, conhecemos pessoas de lugares diferentes e saímos da rotina”, contou Betineli.
João Valter de Souza vai representar a Cidade pelo 4º ano seguido no xadrez. Ele exaltou o apoio da Prefeitura aos atletas da 3ª idade. “Quando vamos ao Jori, dá pra notar que Guarujá é uma das cidades que dá mais suporte aos atletas. Em algumas, os atletas vão por conta própria. E nós temos apoio total”, disse.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá cedeu transporte, uniformes adequados para cada esporte, materiais esportivos e um kit com lanche para cada atleta. A técnica Erinilsa Sanches ratifica o agradecimento de João Valter. “Agradeço à Prefeitura e ao Fundo Social. O Governo Municipal olha com carinho para a 3ª idade”, contou.