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Esportes

Futebol-arte durante a Ditadura no Brasil será assunto da Jornada do Patrimônio

Debate sobre a relação do futebol-arte com a ditadura civil-militar no Brasil e de como esta relação foi instrumentalizada pelo regime como propaganda política e ideológica acontece no dia 19 de agosto no Museu do Futebol

Da Reportagem

Publicado em 07/08/2023 às 11:36

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O bate-papo acontece no dia 19 de agosto de 11h às 12h30, no auditório Armando Nogueira, com entrada gratuita / Divulgação/Museu do Futebol

O Museu do Futebol participa da 9ª Jornada do Patrimônio, promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizando um debate sobre futebol e política, que tem como um dos principais objetivos analisar como o regime ditatorial utilizou a ideia do futebol-arte como instrumento ideológico de propaganda do regime. O bate-papo acontece no dia 19 de agosto de 11h às 12h30, no auditório Armando Nogueira, com entrada gratuita. Por conta da Jornada, o Museu do Futebol terá entrada gratuita nos dias 19 e 20 de agosto.

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Já a Jornada do Patrimônio é realizada por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Com a organização dos Educadores Karina Adorno e Matheus Vilela, do Museu do Futebol, a atividade será uma conversa mediada com o grupo participante para discutir quais esquecimentos e memórias foram produzidos sobre o período.Além disso, os participantes serão estimulados a pensar quais são os impactos no futebol como um patrimônio imaterial do Brasil e no Estádio do Pacaembu como um patrimônio material na cidade de São Paulo. Nessa conversa, o Museu do Futebol também propõe uma reflexão sobre o papel dos agentes do futebol na resistência à ditadura, uma discussão sobre história e memória do período e seus impactos no futebol brasileiro e paulista.

JORNADA DO PATRIMÔNIO

O tema desse ano, “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, estabelece conexões diretas com o mote da última edição “Tão Perto, tão longe” e formaliza a existência de um projeto contínuo para a criação de debates necessários apoiados em questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos.

A Jornada do patrimônio é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). O evento, que tem como tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, será realizado em vários pontos da capital, entre os dias 19 e 20 de agosto, com atividades ligadas ao patrimônio histórico-cultural.

SERVIÇO:

Museu do Futebol na Jornada do Patrimônio 2023 – Se a Cidade, se a Cidade Fosse Minha

Roteiro cultural: esquecimento e memória - a ideia do futebol-arte durante a ditadura civil-militar no brasil (1970-1980)

Data: 19 de agosto

Horário: 11h às 12h30

Local: Auditório Armando Nogueira

Público-alvo: Público geral interessado no tema; faixa etária a partir dos 14 anos.

Entrada Franca, com inscrição prévia, no link:

https://acesse.one/jornadapatrimonionomf

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

PATROCÍCIO E PARCERIAS

A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São Parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte: Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

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