Fórmula 1 pode ter dois pit-stops obrigatórios a partir de 2014

A novidade será apresentada na próxima reunião do grupo com a Comissão da F-1 e o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, no dia 9 de dezembro

Comentar
Compartilhar
29 NOV 201318h04

A Fórmula 1 pode ter mais duas importantes mudanças em seu novo regulamento, que passa a valer a partir da temporada de 2014. De acordo com o site da revista inglesa Autosport, o Grupo de Estratégia da categoria pretende obrigar todos os pilotos a realizarem ao menos duas paradas em todas as corridas.

A novidade será apresentada na próxima reunião do grupo com a Comissão da F-1 e o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no dia 9 de dezembro.

Caso seja aprovada, a ideia exigirá que os pilotos utilizem os pneus duros em menos de 50% da distância da corrida e os macios em menos de 30%. Os 20% restantes não foram citados pela publicação.

A categoria pretende obrigar todos os pilotos a realizarem ao menos duas paradas em todas as corridas (Foto: Associated Press)

Curiosamente, a proposta vai de encontro à promessa da Pirelli de projetar pneus mais conservadores e resistentes que o deste ano para 2014. Além disso, reduz a importância das estratégias de cada equipe para cada corrida.

A fornecedora italiana, por sinal, deve ter mais dias de testes ao longo da próxima temporada. Isso porque o Grupo de Estratégia pretende, além de manter a ideia das equipes de entregarem um de seus oito dias de testes anuais para a empresa, sugerir que um dos dois dias de testes da pré-temporada seja voltado para a avaliação da performance dos pneus com pista molhada.