Arrascaeta / Marcelo Cortes / CRF
Continua depois da publicidade
O Flamengo venceu o Cruz Azul por 2 a 1, nesta quarta-feira (10), no estádio Ahmad Bin Ali, em Doha, e conquistou o Dérbi das Américas, troféu oficial criado pela Fifa para o encontro entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Champions da Concacaf. Com a vitória, o Rubro-Negro avançou à Copa Challenger, equivalente à semifinal da Copa Intercontinental.
A noite foi de brilho absoluto de Giorgian De Arrascaeta, protagonista do jogo e autor dos dois gols. Em sua primeira partida após o nascimento de Milano, o camisa 10 abriu o placar após erro de Piovi na saída de bola. Sánchez empatou ainda no primeiro tempo, mas Arrascaeta voltou a decidir na etapa final, completando jogada construída por Cebolinha, o segundo gol confirmado pela tecnologia da linha do gol.
Continua depois da publicidade
O duelo, que registrou 7.108 espectadores, começou em ritmo estudado, com as duas equipes insistindo na construção curta desde a defesa. O Flamengo sofreu após o 1 a 0, acumulando erros de passe e cedendo espaços entre Varela e os zagueiros, setor explorado pelo Cruz Azul até o gol do empate.
No intervalo, Filipe Luís sacou Samuel Lino e lançou Plata. A melhora veio com Cebolinha, que mudou a dinâmica ofensiva. O Flamengo retomou o controle no campo de ataque, criou mais espaços e empurrou o Cruz Azul para trás. O gol da vitória saiu quando Cebolinha insistiu na jogada pela esquerda e achou Arrascaeta na pequena área, Piovi ainda tentou salvar, mas o relógio do árbitro Glenn Nyberg imediatamente sinalizou o gol.
Continua depois da publicidade
Depois do 2 a 1, o Fla seguiu dominante e ainda criou chances com Plata, Luiz Araújo e uma finalização salva por Sánchez em cima da linha. Arrascaeta deixou o campo ovacionado.
Com o título do Dérbi das Américas, o Flamengo agora enfrenta o Pyramids, do Egito, no sábado (13), às 14h (horário de Brasília), pela Copa Challenger.
Quem vencer fará a final da Copa Intercontinental 2025, no próximo dia 17, contra o PSG, atual campeão da Champions League. Em 2024, o Pachuca venceu o Dérbi, ganhou a Challenger e só caiu para o Real Madrid na decisão mundial.
Continua depois da publicidade