X

Esportes

Fifa transfere Copa de 2022 para fim do ano e fará decisão em 18 de dezembro

A mudança é um reconhecimento generalizado de que, ao dar ao Catar a Copa do Mundo, os cartolas simplesmente ignoraram o fato de que seria impraticável jogar futebol no deserto no verão

Publicado em 19/03/2015 às 15:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois de seis meses de um quebra-cabeça financeiro complicado, a Fifa oficializou nesta quinta-feira uma mudança histórica e definiu que a Copa do Mundo de 2022 ocorrerá no período do inverno do hemisfério Norte, modificando pela primeira vez a data de seu evento mais importante.

O Mundial do Catar ocorrerá entre os dias 21 de novembro e 18 dezembro, sendo disputado em apenas 28 dias. Geralmente as Copas ocorrem no meio do ano. Mas o projeto se chocava de frente com a Liga dos Campeões da Europa e os clubes já anunciaram que querem compensações da Fifa para modificar suas agendas para encaixar o Mundial.

A mudança é um reconhecimento generalizado de que, ao dar ao Catar a Copa do Mundo de 2022, os cartolas simplesmente ignoraram o fato de que seria impraticável jogar futebol no deserto no verão. Pelos critérios da Fifa, porém, quem organizasse a Copa teria de se comprometer a realizá-la em junho e julho.

A Copa do Mundo de 2022 ocorrerá no período do inverno do hemisfério Norte (Foto: Divulgação)

Agora, a mudança está definida, deixando os demais países que se candidataram ao evento irritados pela alteração da data depois da escolha. No lugar de enfrentar temperaturas acima de 40ºC, a Copa será disputada a cerca de 20ºC.

Outra decisão foi a de que o Mundial de 2022 será mais curto que aquele disputado no Brasil em 2014 para que evite coincidir com o Natal. A ideia original previa uma final em 23 de dezembro. Mas o compromisso foi de que o torneio perderia alguns dias para ser concluído em 18 de dezembro. Assim, os clubes também teriam um prejuízo menor.

Segundo a Fifa, a Copa com início em novembro era "a única opção". Isso porque o mês de fevereiro será destinado para os Jogos Olímpicos de Inverno, em Almaty ou Pequim. A Fifa decidiu não abrir um conflito com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e aceitou evitar um choque entre os dois eventos. Thomas Bach, presidente do COI, havia deixado claro que a entidade não modificaria o período da sua competição.

Já o Ramadã no mundo islâmico começa no dia 2 de abril, o que dificultaria as operações de um evento em um país muçulmano nesse período, preferido pelos clubes europeus. Assim, a Fifa definiu agora, em reunião do seu comitê executivo, pela realização da Copa do Mundo de 2022 entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter