X

Esportes

Fifa descarta limitar a utilização do Maracanã antes do Mundial

A visitação às dependências do complexo onde fica o estádio que será palco da final do Mundial e de outros jogos da competição começaram pela manhã e se estenderam até o fim do dia

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/01/2014 às 17:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma comitiva de 70 pessoas composta por membros da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) realizou nesta quinta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro, a última das quatro visitas operacionais em preparação para Copa do Mundo. A visitação às dependências do complexo onde fica o estádio que será palco da final do Mundial e de outros jogos da competição começaram pela manhã e se estenderam até o fim do dia.

Chefe do departamento de operações da Copa de 2014, o norte-americano Chris Unger elogiou o Maracanã nesta quinta. "O ponto desta visita não é aprovar ou reprovar o estádio. Ele é maravilhoso", afirmou.

Motivo frequente de preocupação devido ao uso constante, o gramado do Maracanã é monitorado pela Fifa. Recentemente, surgiu a informação de que a entidade pediu à CBF que se limitasse o uso do estádio para até quatro jogos por mês - algo inviável no Rio de Janeiro, já que, além do estádio, apenas São Januário está autorizado a receber partidas desde a interdição do Engenhão.

Comitiva da Fifa realizou no Maracanã, no Rio de Janeiro, a última das quatro visitas operacionais (Foto: Divulgação/Odebrecht)

Unger, porém, deixou claro que isso não irá acontecer e o Maracanã deverá ficar liberado para uso dos clubes, embora a tabela do Campeonato Carioca de 2014 projete que ao menos 17 jogos da fase de classificação do torneio aconteça no estádio, dentro de um período de nove semanas. E caso o Botafogo se junte ao Flamengo na fase de grupos da Libertadores - a equipe disputará o estágio preliminar da competição -, o estádio poderá receber até 31 partidas até o fim do Carioca, em 13 de abril.

"Nós temos um time de especialistas que atua junto ao pessoal que faz a manutenção dos gramados e faz as recomendações", explicou Unger. "É uma discussão contínua porque temos o estádio e as equipes que dependem dele. Fizemos recomendações à CBF, mas isso depende dela. A Fifa só assume (o uso do estádio apenas para a entidade) três semanas antes do primeiro jogo da Copa", enfatizou, se referindo ao confronto entre Argentina e Bósnia-Herzegovina, em 15 de junho.

Nos próximos dias, a comitiva visitará outras sedes da Copa. Segundo Tiago Paes, gerente geral de Integração Operacional do COL, o objetivo da visitação é providenciar ajustes, em especial de logística, em relação à Copa das Confederações. "É preciso melhorar alguns pontos, fazer algumas mudanças até pela grandeza do evento", destacou. "Nosso objetivo é finalizar os planos, checar as plantas, para a partir daí iniciarmos o treinamento de pessoal".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter