Fernanda Garcia e Henrique Siqueira vencem no Troféu Brasil de Triathlon

A principal competição da modalidade na América Latina teve largada e chegada na praia da Aparecida

Comentar
Compartilhar
09 ABR 2018Por Da Reportagem10h45
A principal competição da modalidade na América Latina teve largada e chegada na praia da AparecidaFoto: Divulgação

O tradicional Troféu Brasil de Triathlon que chegou à sua 28ª edição, teve neste domingo (8), a primeira das quatro etapas em 2018. A principal competição da modalidade na América Latina teve largada e chegada na praia da Aparecida. Entre os profissionais os vencedores foram a santista Fernanda Garcia e o brasiliense Henrique Siqueira.

"Consegui fazer uma grande prova na corrida e foi fundamental. Sai da bike em terceiro lugar, fui buscar e conquistei mais essa vitória. Essa etapa tem um peso maior na pontuação, até por isso foi muito importante. Quero buscar o tricampeonato", disse Fernanda, campeã das duas últimas edições da competição.

Para Siqueira não faltaram motivos na comemoração. "A última prova que venci foi justamente aqui, na primeira etapa do ano passado. Voltei a vencer em um momento importante, estou em processo de naturalização, foi a primeira conquista como atleta da República Dominicana, não tem maneira melhor de iniciar um novo ciclo".

Estréia

Maior medalhista em Jogos Pan-americanos e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o nadador Thiago Pereira, fez sua primeira prova de triatlo na categoria amador olímpico. "Estava sem fazer nada há um ano, voltei aos treinos tem oito semanas. Foi muito duro, mas prazeroso, curti, até porquê aqui não tenho obrigação de vencer. Recomendo para quem quer sair do sedentarismo".

O 28º Troféu Brasil de Triathlon é disputado nas distâncias olímpicas (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) e short (metade da olímpica). A realização é da NA Sports, com patrocínio de Gatorade e Santaconstância. Apoio da Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Esportes (Semes).

Campeonato Santista de Triathlon

Paralelamente ao circuito, é realizado o 3º Campeonato Santista de Triathlon, que recebe nesta edição o nome de Torneio Carlos Francisco Matos Pereira (Chiquinho), triatleta santista que faleceu no dia 27 de março, quando pedalava na Rodovia Rio-Santos.

"O Troféu Brasil de Triathlon, prova mais que tradicional em nossa cidade, é também alvo de parceria importante com a Semes, permitindo a realização do Campeonato Santista de Triathlon dentro da estrutura da competição principal. Essa é uma ação para incentivar e formar novos atletas", destacou o secretário de Esportes Sadao Nakai.

Resultados

Masculino

1º Henrique Siqueira (HSS/Unique/Inovar) 1h56min15s
2º Fernando Toldi (EC Pinheiros) 1h58min02s
3º Pedro Apud (EC Pinheiros) 2h03min30s

Feminino

1º Fernanda Garcia 2h20min57s
2º Fernanda Palma (EC Pinheiros) 2h21min52s
3º Soelen Bozza (Peaks/Amaral) 2h2min33s