Continua depois da publicidade
Roger Federer tinha um grande desafio para manter o posto de número 2 do mundo, mas acabou não fazendo sua parte e foi surpreendido pelo japonês Kei Nishikori, nesta quinta-feira. O tenista foi derrotado por 6/4, 1/6 e 6/2 e deixou o Masters 1000 de Madri, na Espanha, nas oitavas de final.
Campeão da competição em 2012, o suíço não conseguiu manter os pontos e foi superado pelo britânico Andy Murray. Murray, no entanto, já estava perto de assumir a vice-liderança, já que uma vitória nesta quinta-feira, diante do francês Gilles Simon já renderia a ele os pontos necessários para subir ao segundo lugar, independente da campanha de Federer.
No primeiro set, a partida foi equilibrada e com games bem curtos. A única chance de quebra foi aproveitada e o japonês ficou em vantagem. Após o susto, o cabeça de chave 2 voltou melhor ao confronto e marcou 6/1, ainda com chances de ter aplicado um pneu, já que perdeu dois break-points no único ponto marcado pelo adversário.
Na parcial decisiva, a história da primeira se repetiu, mas com um desempenho inferior de Federer. Se aproveitando disso, Nishikori conseguiu acabar com o serviço do adversário no quarto e no oitavo game para ficar com a vitória.
Continua depois da publicidade
Nas quartas de final, o japonês enfrentará o espanhol Pablo Andujar, que superou o compatriota Daniel Gimeno-Traver, também nesta quinta-feira, após desistência do adversário quando o jogo estava empatado em 5/5 no primeiro set.
Sem repetir o feito de 2012, Federer ainda não emplacou na temporada. Neste ano, sem contar com o Masters de Madri, ele disputou quatro competições, sendo que as melhores campanhas foram no Aberto da Austrália e no ATP 500 de Dubai, quando parou nas semifinais.
Continua depois da publicidade
Tsonga vence e chega às quartas
O francês Jo-Wifrid Tsonga também precisou de três sets para superar o espanhol Fernando Verdasco e chegar às quartas de final em Madri. Em 1h51, ele venceu de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 3/2.
O jogo começou equilibrado e a única quebra no primeiro set foi fatal para o francês ficar atrás no placar. Na segunda parcial, ele abriu 3/0 no início e soube administrar o resultado para deixar tudo igual. No set decisivo, conseguiu duas quebras, abriu 4/0 e conquistou a vitória tranquila após o susto.
Continua depois da publicidade
Agora, Tsonga espera o confronto entre o suíço Stanislas Wawrinka, cabeça de chave 15, e o búlgaro Grigor Dimitrov, algoz de Novak Djokovic, para saber quem será seu oponente na próxima fase.